Notícia
Primeiros socorros vão ser obrigatórios para tirar carta de condução
Aulas de primeiros socorros e a introdução de um sistema automático de alerta para emergências são algumas das 106 medidas do Plano Nacional de Segurança Rodoviária, conta o Público.
As aulas para tirar a carta de condução vão passar a incluir a prestação de primeiros socorros, segundo a edição desta segunda-feira, 26 de Dezembro, do Público. O jornal explica que esta é uma das 106 medidas que constam no Plano Nacional de Segurança Rodoviária (Pense2020), que vai estar em consulta pública até ao próximo dia 8 de Janeiro.
A colocação nos automóveis do novo sistema eCall, que consiste num sistema de alerta automático para casos de emergência e o estudo da introdução de dispositivos que obrigam os condutores a consultar a taxa de álcool no sangue antes de conduzir são outras das medidas que integram o plano. Este último sistema, conhecido como "alcohol locks", consiste em bloquear automaticamente o automóvel caso o condutor apresente uma taxa superior à exigida por lei.
Outra das mudanças propostas, segundo o mesmo jornal, passa pela obrigação de introduzir acções de formação para renovação da carta de condução depois dos 65 anos, uma medida que faz parte do Programa de Acompanhamento do Envelhecimento dos Condutores.
Contactadas pelo Público, várias associações do sector criticaram este novo plano por não especificar quando é que as medidas arrancam nem os recursos financeiros que serão necessários para avançar com a concretização destas medidas.