Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses andam mais de transportes públicos, mas ainda abaixo do pré-pandemia

Entre janeiro e maio deste ano a procura aumentou em 106% nos metropolitanos de Lisboa e do Porto e na Soflusa, mas ainda está 25% abaixo do que se verificava em 2019, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

A chamada “dependência organizacional” é mais comum nos jovens e no setor dos serviços.
Pedro Catarino
18 de Junho de 2022 às 11:19
  • ...

Depois da redução provocada pela pandemia e pelos sucessivos confinamentos, o número de utilizadores dos transportes públicos coletivos urbanos mantem uma tendência crescente, embora ainda não esteja ao mesmo nível contabilizado em 2019. Assim, os dados provisórios até ao mês de maio revela, em termos agregados e face ao período homólogo de 2021, que nas empresas de transportes coletivos tuteladas pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática - Metropolitano de Lisboa, Metro do Porto e Soflusa/Transtejo - a procura aumentou 106%.


Os dados, revelados este sábado pelo gabinete de Duarte Cordeiro, mostram, no entanto, que  o número de passageiros verificado até maio de 2022 representa 75% da procura registada no período homólogo de 2019. 


Uma leitura mais fina da procura mensal, regista-se uma tendência para a recuperação do uso da maioria destes meios de transporte entre janeiro e maio deste ano, notando-se que as férias da Páscoa ocorreram a meio do mês de abril de 2022, com consequências para a retoma da procura, sublinha o Governo. 


Nestes cinco meses, os três meios de transporte referidos transportaram 83 milhões de passageiros, o que compara com 40,2 milhões em 2021 e 67,2 milhões em 2020. No entanto, em 2019, e para o memso período, o número tinha sido de 111 milhões de passageiros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio