Notícia
PCP quer ouvir estivadores e operadores no Parlamento
Os comunistas querem ouvir na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas os principais intervenientes do conflito laboral no porto de Lisboa.
O deputado do PCP Bruno Dias entregou na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas um requerimento a solicitar a audição do Sindicato dos Estivadores (SETC) e da Associação dos Operadores do Porto de Lisboa (AOPL) sobre o conflito laboral no porto de Lisboa.
"No desenvolvimento do conflito laboral que se mantém no porto de Lisboa e sendo do conhecimento público as intenções falhadas de mediação do Governo devido à posição intransigente da Associação dos Operadores do Porto de Lisboa que rejeitaram a proposta de Acordo Colectivo de Trabalho apresentado nesse processo, o PCP entende haver necessidade de acompanhamento da Assembleia da República, no quadro das suas competências", afirma o deputado comunista.
Os estivadores do porto de Lisboa estão em greve desde o dia 20 de Abril, tendo até agora entregue pré-avisos até ao dia 16 de Junho.
Esta segunda-feira, à agência Lusa, os operadores do Porto de Lisboa anunciaram que vão avançar com um despedimento colectivo por redução da actividade, depois do Sindicato dos Estivadores ter recusado, na sexta-feira, uma nova proposta para um novo contrato colectivo de trabalho.
Os estivadores, por seu lado, marcaram para 16 de Junho uma manifestação contra a precariedade em Lisboa.