Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O que é a CP Carga?

A CP Carga é um operador ferroviário de transporte de mercadorias. Está no universo da CP e vai agora ser privatizado, ainda que já apareça há uns anos na lista de potenciais vendas do Estado. Os últimos dados publicados anuais são referente a 2013, ano em que os capitais próprios negativos aumentaram para 88 milhões de euros.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 26 de Março de 2015 às 10:52
  • ...

O Governo quer privatizar a CP Carga. A empresa está há uns anos na lista de privatizações, mas o processo tem vindo a ser adiado. Agora vai a Conselho de Ministros.

 

A CP Carga é a empresa, no universo da CP, que faz o transporte de mercadorias por ferrovia. É concorrente da Takargo, da Mota-Engil.

 

"A CP Carga desenvolve a sua actividade no transporte de mercadorias por via ferroviária, quer em Portugal, quer no estrangeiro". É a própria empresa que se descreve, assumindo ser "líder no mercado nacional".

 

Não faz transporte de passageiros. Só de mercadorias, vocacionada para o transporte de um mínimo de 20 ou 40 toneladas por vagão. 

 

Em 2014 a empresa diz ter transportado 9,2 milhões de toneladas, mais 11% que no ano anterior. O que levou a CP Carga a dizer que em 2014 poderão ter registado "os melhores resultados de sempre desde a data da criação da empresa", em 2009. O EBITDA poderá ter melhorado, em 2014, para 4,5 milhões de euros ainda negativos, face aos 11,3 milhões negativos um ano antes. O que reduzirá também os prejuízos de 23 para 16 milhões de euros. Os últimos dados completos anuais e auditados existentes no "site" são de 2013, primeiro ano da nova administração liderada por Manuel Queiró. Nesse ano, no relatório e contas a CP Carga assumia que o ano não tinha começado bem por questões laborais. A empresa tinha no final desse ano 585 trabalhadores.

 

Também no final de 2013 contabiliza 2.750 vagões em operação. Nesse ano os proveitos foram de 61 milhões de euros, menos três milhões que no ano anterior. 

 

Na situação financeira da empresa, um dos pontos negros é o nível dos seus capitais próprios. Em 2013 foram negativos de 88 milhões de euros, tendo sido solicitado ao accionista - CP - que reponha a situação líquida da empresa.

Ver comentários
Saber mais cp carga ferrovia privatização
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio