Notícia
MSC Rail assume gestão da CP Carga
A empresa ganhou o processo de privatização e vai implementar um plano de crescimento e desenvolvimento para a transportadora, depois de um investimento de 53 milhões de euros.
A MSC Rail já assumiu a gestão da CP Carga, depois de concluir a aquisição da transportadora, adiantou a empresa em comunicado. "Este momento assinala também o início da implementação do plano de crescimento e desenvolvimento de longo prazo projectado para a empresa", adiantou o mesmo documento.
O comunicado cita Giuseppe Prudente, director de logística da MSC, a dizer que os planos da transportadora passam por "por transformar a empresa num grande operador no mercado ibérico nos próximos anos".
Já o director-geral da MSC Portugal referiu que os novos donos da CP Carga pretendem valorizar a infra-estrutura da operadora e "transformá-la no primeiro operador ibérico de transporte ferroviário de mercadorias".
A Autoridade da Concorrência aprovou a operação em Dezembro, três meses depois da assinatura do contrato. O negócio foi fechado por 53 milhões de euros, dos quais 51 milhões serão usados para a recapitalização da CP Carga.
A MSC comprou 95% da operadora, ficando os restantes 5% reservados aos trabalhadores, como é habitual nestas situações. "Como consta do plano estratégico apresentado, entre outras coisas, a MSC compromete-se a manter o Acordo da Empresa actualmente em vigor", referiu o mesmo comunicado.
Na altura em que venceu o concurso, em Julho, uma das razões apresentadas pelo anterior Governo foi o facto de a empresa também se ter comprometido a não aumentar unilateralmente os preços.