Notícia
Metro do Porto cresce 3,4% em 2018
O Metro do Porto superou no ano passado os 62,6 milhões de passageiros transportados, atingindo um novo máximo histórico. Outubro foi o melhor mês.
O Metro do Porto transportou em 2018 um total de 62,6 milhões de clientes, valor que representa um crescimento de 3,4% - ou dois milhões de passageiros – face ao ano anterior e que é "um novo máximo histórico", refere a empresa numa nota divulgada esta quarta-feira.
Pelo segundo ano consecutivo, a procura global do metro ficou acima dos 60 milhões de passageiros, tendo este meio de transporte conquistado desde 2016 cinco milhões de novos clientes.
"Os atuais indicadores colocam o desempenho do Metro do Porto solidamente acima do que foi previsto nos estudos iniciais de procura, e que apontavam para uma velocidade de cruzeiro com 60 milhões de utilizadores", salienta a mesma nota.
O Metro do Porto diz ainda que o melhor mês foi Outubro, com mais de 6,1 milhões de clientes, sendo que o que registou menor afluência foi Agosto, com 4,3 milhões. Em média anual, a procura em dia útil situou-se perto dos 207 mil.
Deste o início da sua exploração comercial, em 2003, apenas em 2012 não se registaram ganhos de procura face aos anteriores.
O Metro do Porto tem atualmente em curso dois projetos de expansão da rede, que passam pela construção entre 2020 e 2023 da nova Linha Rosa (ligando a Casa da Música a S. Bento) e pelo prolongamento da Linha Amarela. Ao todo, serão mais 6 quilómetros e 7 novas estações, com mais 18 novas composições.