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Mais de metade das linhas de comboio está em mau estado

Os 20 descarrilamentos dos últimos quatro anos ocorreram todos em troços de linhas considerados problemáticos, conclui o Público.

A Infraestruturas de Portugal celebrou o segundo contrato mais elevado (51,9 milhões mais IVA) no ano passado. Em causa está a empreitada de modernização da linha da Beira, no troço Covilhã-Guarda, e cujo concurso público foi ganho pela Ramalho Rosa Cobetar.
13 de Março de 2018 às 08:58
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"Medíocres" ou "más". É esta a classificação dada a quase 60% das linhas de caminhos-de-ferro portuguesas no que diz respeito ao seu desempenho, de acordo com um relatório da Infra-Estruturas de Portugal citado esta terça-feira, 13 de Março, pelo jornal Público.

Os piores troços são o Ovar-Gaia (35 quilómetros), na Linha do Norte, o Tua-Pocinho (32 quilómetros), na Linha do Douro, a via estreita de Espinho a Oliveira de Azeméis e de Aveiro a Sernada do Vouga (68 quilómetros).

O troço Ovar-Gaia, por exemplo, precisa de "necessidade de intervenção urgente". "A vida útil dos activos neste troço da Linha do Norte há muito que foi excedida e qualquer tipo de intervenção de manutenção produz efeitos pouco duradouros", lê-se no relatório de Maio de 2017.

As pontes estarão em bom estado, mas um em quatro túneis estão classificados como medíocres. O túnel de Caíde, com mais de um quilómetro, e o de Gaviarra, serão os piores.

As linhas estão classificadas numa escala de 0 a 8 e de acordo com o levantamento feito pelo jornal diário tem sido nas linhas com pior desempenho que têm ocorrido descarrilamentos. Até agora sem vítimas a registar, o que os quadros da Infra-Estrturas de Portugal considerarão uma "sorte". É o caso da Beira Alta, que tem metade do percurso classificado como medíocre, ou das linhas do Douro.

As falhas na manutenção devido às restrições orçamentais dos últimos anos, as rescisões e a redução de pessoal com conhecimento técnico, e o facto da entidade fiscalizadora ter apenas cinco pessoas afectas ao sector ferroviário terão contribuído para a degradação das linhas.

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