Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo confirma negociações para ter aeroporto no Montijo

O ministro da tutela vai reunir com a gestora aeroportuária para falar sobre o aeroporto complementar à Portela. Pedro Marques garante ainda que mantém conversações com a Atlantic Gateway para reverter privatização da TAP.

A carregar o vídeo ...
07 de Janeiro de 2016 às 18:20
  • ...

O ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, confirmou esta quinta-feira, 7 de Janeiro, que o Governo retomou os estudos para instalar o aeroporto complementar à Portela no Montijo. E adiantou que já está a trabalhar com a ANA, gestora aeroportuária nacional.

"Há que manter uma capacidade competitiva elevada para este aeroporto e é nesse sentido que o Governo trabalhará", começou por dizer o governante. "Para o efeito teremos de aprofundar o estudo da solução que vinha a ser apontada. É o que estamos a fazer na minha equipa, e vamos fazer em articulação com a concessionária, com quem temos já reunião agendada", sublinhou aos jornalistas, à margem da conferência onde a ANA anunciou que em 2015 passaram pelo aeroporto de Lisboa 20,1 milhões de passageiros.

O contrato assinado entre o Estado português e a francesa Vinci, dona da ANA, determina que uma solução para aumentar a capacidade aeroportuária da capital tenha de começar a ser pensada quando se alcançarem os 22 milhões de passageiros, número que poderá ser atingido já este ano, tal como avançou o Negócios.

"Tem de ser reconhecido que o crescimento tem sido superior às previsões e portanto, mais cedo do que mais tarde, devemos fazer esse trabalho para apontar a solução correcta", explicou Pedro Marques, indicando que é preciso aprofundar "detalhes que estavam insuficientemente concluídos", por exemplo, a nível operacional e das acessibilidades.

O projecto de transformar a base aérea do Montijo num aeroporto complementar ao da capital foi herdada do anterior Governo de coligação PSD/CDS-PP.

Questionado pelos jornalistas sobre a evolução do processo de reversão da venda da TAP, o ministro do Planeamento e das Infra-estruturas assegurou ainda que o Executivo "continua a desenvolver o processo negocial com os actuais donos da empresa no actual contexto de privatização que está em curso".

Mas recusou dar mais detalhes sobre as conversações com o consórcio Atlantic Gateway, detido por Humberto Pedrosa e David Neeleman.

O governante valorizou ainda a recente notícia que dava conta da escolha do aeroporto de Beja pela Hi Fly para parqueamento de aviões. "Temos de continuar com a concessionária, uma vez mais, à procura de soluções. Beja é uma infra-estrutura que será sempre de natureza complementar. A solução do parqueamento de aviões por períodos mais alargados é uma boa solução", realçou, admitindo que "as soluções" para o aeroporto do Alentejo "possam continuar a aparecer".

Esta quinta-feira, a gestora aeroportuária nacional revelou que em 2015 passaram pelos aeroportos portugueses 38,9 milhões de passageiros, mais 11% do que em 2015, ou seja, o maior crescimento de tráfego alguma vez alcançado

Ver comentários
Saber mais Aeroporto da Portela ANA Vinci Montijo TAP Beja novo aeroporto passageiros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio