Notícia
Governo recebe sindicato para tentar que greve seja desconvocada
O Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) está reunido esta tarde de sexta-feira com o Governo no Ministério das Infraestruturas. O sindicato anunciou horas antes a intenção de suspender a greve a partir do início de uma reunião a ser agendada pelo Governo com um mediador do Executivo e com a Antram.
Na reunião com o ministro da tutela, Pedro Nuno Santos, estão presentes o presidente do sindicato, Francisco São Bento, e o vice-presidente e porta-voz, Pedro Pardal Henriques. Bruno Fialho, que ontem surgiu enquanto mediador designado pelo SNMMP, também está presente na reunião com o ministro Pedro Nuno Santos. Contudo, segundo apurou o Negócios, Fialho participa neste encontro enquanto parte da delegação do sindicato e não com qualquer função de mediação.
O líder do SNMMP adiantou que "o convite foi feito por parte do Ministério das Infraestruturas" e que " a partir do momento em que se iniciem as negociações", com "todas as partes" envolvidas presentes será decretada a suspensão da greve.
Se as negociações se efetivarem, o sindicato levará o que for negociado ao plenário agendado para domingo e os filiados votarão. Se houver "aceitação [da proposta] será feito o levantamento da greve. Se não a partir da meia-noite de segunda-feira" a greve volta a estar ativa, explicou Francisco São Bento à entrada para o Ministério.
O sindicato anunciou horas antes a intenção de suspender a greve a partir do início de uma reunião a ser agendada pelo Governo com um mediador do Executivo e com a Antram.
No comunicado, o SNMMP indicava que o Governo tinha nomeado esta sexta-feira um mediador e considerava que "estão criadas as condições necessárias para todas as partes se sentarem à mesa". Mas fontes governamentais indicaram ao Negócios que não tinha sido nomeado nenhum mediador.