Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo quer reformados de volta à manutenção ferroviária

Os reformados com experiência relevante na manutenção de material circulante vão poder voltar a exercer funções acumulando a pensão com até 75% da remuneração que auferiam à data em que se aposentaram.

Miguel Baltazar
Negócios 16 de Dezembro de 2019 às 18:51
  • 6
  • ...

O Governo quer que os reformados da manutenção ferroviária com experiência possam voltar a trabalhar, numa altura em que está em curso um programa para a recuperação de 70 comboios da CP até ao final de 2022 e o próprio primeiro-ministro assumiu já a ambição da uma nova área de competência industrial em Portugal na manutenção e produção de material circulante. 

Face às dificuldades já assumidas de contratação de novos trabalhadores, a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2020 define condições para a contratação de trabalhadores aposentados para a área de manutenção de material circulante, assegurando que podem acumular a reforma com 75% do ordenado.

"Os aposentados ou reformados com experiência relevante em áreas de manutenção de material circulante podem exercer funções em empresas públicas do setor ferroviário, mantendo a respetiva pensão de aposentação, acrescida de até 75 % da remuneração correspondente à respetiva categoria e, consoante o caso, escalão ou posição remuneratória detida à data da aposentação, assim como o respetivo regime de trabalho", diz a versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2020, a que o Negócios teve acesso.

Este regime, acrescenta, aplica-se às situações em curso, mediante declaração do interessado, e produz efeitos a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da entrada em vigor da lei do OE para 2020.

Ver comentários
Saber mais ferrovia manutenção ferroviária. reformados CP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio