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Governo está a travar melhorias na segurança das linhas ferroviárias, acusa IP

A Infraestruturas de Portugal (IP) queixa-se das "restrições de contratação de recursos humanos impostas pela tutela". A citação, atribuída à IP, está no contraditório às conclusões de uma investigação a um descarrilamento na Linha do Douro.

22 de Maio de 2019 às 08:40
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A Infraestruturas de Portugal (IP), assume que não tem meios para fazer uma manutenção mais profunda da rede ferroviária e acusa o Ministério do Planeamento (liderado por Pedro Nuno Santos, que sucedeu a Pedro Marques, cabeça de lista do PS às europeias) de agravar a situação, ao impor restrições de contratação de recursos humanos, noticia o Público na sua edição de quarta-feira, 22 de maio.

"Qualquer alteração ao roteiro de manutenção em vigor, para deteção de fissuras não detetáveis por inspeção visual, resultará diretamente numa maior afetação de recursos humanos internos que, face ao atual quadro técnico insuficiente, agravado pelas restrições de contratação de recursos humanos impostas pela Tutela, se traduzirá num desfoque de outras atividades mais relevantes para a segurança do sistema", afirma a IP, num anexo de um relatório do Gabinete de Prevenção e de Investigação de Acidentes Aéreos e Ferroviários (GPIAAF).

O relatório refere-se a um descarrilamento na Linha do Douro e as conclusões apontam para falhas humanas, organizacionais e técnicas - os ferroviários ao serviço no dia do acidente cometeram falhas operacionais, que são a causa direta do descarrilamento. Mas o GIAAF diz que a "existência de fissuras" num aparelho de mudança da via "também foi um incontestável fator causal para o acidente".

Por isso, aconselha à IP um maior aprofundamento das operações de manutenção de agulhas, que a empresa assume não ter recursos humanos para o fazer. Ainda assim, a gestora de infraestruturas considera que o sistema "não apresenta um risco significativo que obrigue à revisão imediata dos procedimentos de inspeção atuais".
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