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Governo aprova segunda PPP para a alta velocidade

O Executivo aprovou esta terça-feira uma resolução que autoriza a realização da despesa no âmbito do contrato de concessão, em regime de PPP, para o troço Oiã-Soure da alta velocidade.

Para a KPMG, operar a linha de alta velocidade Lisboa-Porto com 12 comboios não cobre os picos de procura.
Miguel Baltazar
17 de Julho de 2024 às 10:16
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O primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira no debate do Estado da Nação que o Governo aprovou ontem o lançamento da segunda parceria público-privada (PPP) para a alta velocidade ferroviária. 

Recordando que o Executivo decidiu já a localização no novo aeroporto em Alcochete e a alta velocidade Lisboa-Madrid, Luís Montenegro salientou "a prioridade assumida pelo Governo, que ainda ontem decidiu lançar a segunda PPP para a ligação Lisboa-Porto-Vigo entre Oiã e Soure". A intenção, disse, é "continuar a executar este projeto que é o projeto prioritário nas ligações da alta velocidade".

Esta terça-feira o Conselho de Ministros aprovou uma resolução que autoriza a realização da despesa inerente à celebração do contrato de concessão, em regime de parceria público-privada, para a conceção, projeto, construção, financiamento, manutenção e disponibilização das infraestruturas ferroviárias do troço Oiã-Soure, integrado no Programa Nacional de Investimento para a década de 2021 a 2030, no âmbito do projeto da linha de alta velocidade entre o Porto e Lisboa, é referido no comunicado do Executivo, que não avança mais pormenores.

A Infraestruturas de Portugal tinha já assumido a intenção de lançar o segundo concurso para a alta velocidade depois de entregues as propostas para o primeiro troço, o que aconteceu no passado dia 2, em que o consórcio da Mota-Engil foi o único a apresentar uma oferta válida.

O lançamento deste segundo concurso estava já previsto para este terceiro trimestre, tendo um valor estimado em cerca de 1,9 mil milhões de euros.
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