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CRRC Tangshan apresenta proposta mais baixa para fornecer carruagens ao Metro de Lisboa

A fabricante chinesa de material circulante apresentou uma proposta de cerca de 115 milhões de euros para fornecer 72 novas carruagens (com mais 36 de opção) ao Metro de Lisboa. Um valor que é cerca de 19 milhões abaixo da oferta da suíça Stadler.

O Metro de Lisboa prevê que as receitas tarifárias sejam de 83,7 milhões este ano.
Miguel Baltazar
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 09 de Abril de 2024 às 17:04

O Metropolitano de Lisboa recebeu duas propostas para o fornecimento de 24 novas unidades triplas (72 carruagens) - com opção de mais 12 - no âmbito do concurso público internacional lançado em novembro do ano passado com um preço-base de 138 milhões de euros.

De acordo com a empresa pública, as propostas foram apresentadas pela chinesa CRRC Tangshan, que avançou com uma oferta de cerca de 115,1 milhões de euros, e pela suíça Stadler Rail Valencia, que propôs um valor de 134 milhões.

Em comunicado, o Metro de Lisboa recorda que este procedimento, cofinanciado por fundos europeus e pelo Fundo Ambiental, tem um prazo de execução do contrato de 54 meses.


"O concurso destina-se a dar resposta ao aumento expectável da procura da rede do Metropolitano de Lisboa nos próximos anos face aos novos prolongamentos (linha circular e linha vermelha a Alcântara)", refere o Metropolitano, acrescentando que a opção de adquirir mais 12 unidades triplas (36 carruagens) "prende-se com a necessidade de vir a substituir, de forma contínua, o material circulante que se encontra em fim de vida, procurando, desta forma, assegurar-se as condições de flexibilidade e interoperacionalidade de toda a frota".

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