Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CP perdeu 4% de passageiros em 2013

Transportadora realça que esta quebra mesmo assim constitui uma "significativa redução da quebra deste indicador que se vinha verificando nos últimos anos".

Cimeira da NATO vai condicionar "fortemente" a circulação de Alfa e Intercidades
14 de Fevereiro de 2014 às 10:39
  • 17
  • ...

A CP registou uma redução de 4% dos passageiros em 2013, com um total de 107,2 milhões de validações, segundo adiantou a transportadora em comunicado esta sexta-feira. Em 2012, a operadora ferroviária atingiu as 111,7 milhões de passageiros, "numa significativa redução da quebra deste indicador que se vinha verificando nos últimos anos. De facto em 2012 esta redução era de mais de 11% face ao exercício anterior", explica a transportadora. 

 

A empresa salienta que a inversão da tendência para a redução de passageiros se acentuou no final de 2013, com "impacto a partir do mês de Setembro, tendo-se verificado nos últimos quatro meses do ano um crescimento médio de passageiros de 2,3%, transversal a todos os serviços". 

 

Segundo a CP, foi o serviço Regional que liderou a recuperação "com 6,1%, seguido dos serviços urbanos do Porto com 5,9%. Nos serviços Longo Curso o crescimento é de 4,3% e nos serviços urbanos de Lisboa, 0,8%". 

 

No entanto, esta melhoria ainda não teve reflexos a nível das receitas que se cifraram em "203,95 milhões de euros, uma redução de 3,2% relativamente ao exercício anterior", explica a transportadora. 

 

A CP adiantou ainda que o EBITDA de 2013 "mantém-se positivo em 23 milhões de euros", ainda que tenha sido prejudicado pela reposição de subsídios de férias e Natal aos trabalhadores da empresa, medida que teve um impacto de 12 milhões de euros. 

 

Paralelamente, "o resultado operacional do exercício apresenta uma evolução positiva da ordem dos 45%, situando-se nos 20 milhões de euros negativos, o que representa uma melhoria de 17 milhões face a 2012". 

 

Ver comentários
Saber mais CP transportes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio