Notícia
Circulação na linha Azul do Metro de Lisboa retomada às 06:30 desta segunda-feira
O Metropolitano de Lisboa anunciou que a reabertura da circulação na linha Azul, que liga as estações de Santa Apolónia (Lisboa) à Reboleira (Amadora), ocorre um dia antes da data inicialmente prevista.
09 de Abril de 2023 às 16:43
A circulação na linha Azul do Metropolitano de Lisboa vai ser restabelecida a partir das 06:30 de segunda-feira, antes do previsto, após ter estado três dias interrompida para instalação do novo sistema de sinalização, anunciou hoje a empresa.
Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa (ML) refere que a reabertura da circulação na linha Azul, que liga as estações de Santa Apolónia (Lisboa) à Reboleira (Amadora), ocorre um dia antes da data inicialmente prevista.
Na quinta-feira, o ML previa que a circulação nesta linha fosse apenas retomada às 16:30 de terça-feira.
"Esta antecipação resulta dos esforços desenvolvidos pelo Metropolitano de Lisboa no sentido de minimizar os constrangimentos causados aos clientes pelo encerramento por três dias da linha Azul, conseguindo otimizar o calendário dos trabalhos inicialmente previsto", sublinha a nota da transportadora.
A interrupção da circulação na linha Azul deve-se à realização de um conjunto de intervenções planeadas que se destinam à instalação de um novo sistema de sinalização e controlo de comboios denominado Communications-Based Train Control (CBTC).
Durante este período, a empresa recomenda a utilização de transporte alternativo à superfície, com a rodoviária Carris a reforçar o serviço nas carreiras 726, 746, 759 e 767.
Foram reforçados os seguintes percursos, em ambos os sentidos: Sapadores - Pontinha (centro) na carreira 726; Marquês de Pombal - Estação Damaia na carreira 746; Restauradores - Estação Oriente na 759; e Reboleira (Metro) - Campo Mártires da Pátria
Segundo uma nota da Carris, existem ainda outras carreiras que poderão servir de alternativa, nomeadamente a 701, 716, 728, 729, 732, 735, 744, 754, 768, 778, 55B, 58B, 781, 782 e 794.
O novo sistema de sinalização CBTC integra o projeto de modernização do Metropolitano de Lisboa e será alargado às linhas Amarela e Verde, de forma "a permitir melhorar a regulação do tráfego e, consequentemente, permitir melhorar a oferta e a qualidade do serviço prestado ao cliente".
O projeto de modernização prevê um investimento de 114,5 milhões de euros na sinalização das três linhas e inclui a aquisição de 14 novas unidades triplas (41 carruagens), estando também prevista a adaptação de 70 unidades triplas ao novo sistema CBTC.
Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa (ML) refere que a reabertura da circulação na linha Azul, que liga as estações de Santa Apolónia (Lisboa) à Reboleira (Amadora), ocorre um dia antes da data inicialmente prevista.
"Esta antecipação resulta dos esforços desenvolvidos pelo Metropolitano de Lisboa no sentido de minimizar os constrangimentos causados aos clientes pelo encerramento por três dias da linha Azul, conseguindo otimizar o calendário dos trabalhos inicialmente previsto", sublinha a nota da transportadora.
A interrupção da circulação na linha Azul deve-se à realização de um conjunto de intervenções planeadas que se destinam à instalação de um novo sistema de sinalização e controlo de comboios denominado Communications-Based Train Control (CBTC).
Durante este período, a empresa recomenda a utilização de transporte alternativo à superfície, com a rodoviária Carris a reforçar o serviço nas carreiras 726, 746, 759 e 767.
Foram reforçados os seguintes percursos, em ambos os sentidos: Sapadores - Pontinha (centro) na carreira 726; Marquês de Pombal - Estação Damaia na carreira 746; Restauradores - Estação Oriente na 759; e Reboleira (Metro) - Campo Mártires da Pátria
Segundo uma nota da Carris, existem ainda outras carreiras que poderão servir de alternativa, nomeadamente a 701, 716, 728, 729, 732, 735, 744, 754, 768, 778, 55B, 58B, 781, 782 e 794.
O novo sistema de sinalização CBTC integra o projeto de modernização do Metropolitano de Lisboa e será alargado às linhas Amarela e Verde, de forma "a permitir melhorar a regulação do tráfego e, consequentemente, permitir melhorar a oferta e a qualidade do serviço prestado ao cliente".
O projeto de modernização prevê um investimento de 114,5 milhões de euros na sinalização das três linhas e inclui a aquisição de 14 novas unidades triplas (41 carruagens), estando também prevista a adaptação de 70 unidades triplas ao novo sistema CBTC.