Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Australianos da Macquarie oficializam compra da portuguesa Empark

Quem quiser fazer comentários sobre a venda da Empark à Macquarie tem até ao final do mês para fazê-lo. O valor do negócio através da qual os accionistas da gestora de parques de estacionamento deixam de ser portugueses não é divulgado.

Miguel Baltazar
18 de Agosto de 2017 às 08:23
  • ...

O grupo australiano Macquarie pretende adquirir a gestora de estacionamentos portuguesa Empark. A operação foi já notificada à Autoridade da Concorrência, um dos passos obrigatórios para a sua conclusão. O preço continua a ser secreto.

 

Segundo o anúncio publicado pela Concorrência, após esta notificação começa, como habitualmente, a correr 10 dias úteis para que terceiros interessados possam fazer as suas observações sobre a transacção, ou seja, até dia 31 de Agosto. 

 

A operação já tinha sido noticiada a 28 de Julho pela Empark, em comunicado: "A Empark Aparcamientos y Serivicios anunciou hoje que os seus donos assinaram um acordo vinculativo para vender 100% das acções da Empark à Macquarie European Infrastructure Fund 5".

 

A Empark espera concluir ainda este ano a venda do seu capital ao grupo australiano, após as autorizações, como a da Concorrência portuguesa. A empresa está em Portugal, Espanha, Reino Unido, Andorra e Turquia e vai, agora, fazer parte de um grupo de gestão de activos de cariz mundial.

 

Não foi divulgado o valor do negócio através do qual o grupo A. Silva e Silva vende a sua participação maioritária. O Novo Banco detinha, através da ES Concessions International Holding, 22,21% da empresa até Setembro de 2016, altura em que alienou à Parkinvest essa posição por um valor total de 69 milhões de euros. Tendo em conta este valor, a avaliação total da empresa aproximava-se dos 310 milhões de euros. Só que esta venda envolve ainda transacções com a dívida emitida pela empresa.
 

No processo de venda, há duas emissões de dívidas por parte de uma empresa do grupo Empark, a Empark Funding, que terão de ser canceladas. As emissões em causa foram realizadas em 2013 e têm vencimento em 2019. 

A venda da Empark é um tema recorrente nas notícias, ainda que nem sempre assumida pela companhia líder nos parques de estacionamento na Península Ibérica.

Ver comentários
Saber mais Autoridade da Concorrência Empark Novo Banco Autoridade da Concorrência Macquarie European Infrastructure Fund
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio