Notícia
TAP lança tarifa para roubar clientes às "low cost"
A companhia aérea vai ter novas tarifas nos voos para Europa e Norte de África a partir de Outubro. A mais barata vai significar uma redução média de mais de 30% do preço, mas há serviços que deixam de estar incluídos.
A TAP vai passar a ter, nos voos para a Europa e Norte de África que se realizem a partir de 1 de Outubro, uma tarifa para clientes que querem viajar "low cost".
Com preços, em média, 34% mais baratos do que os actualmente praticados, a tarifa "discount" continuará a dar direito a refeição a bordo, jornais, bagagem de mão e milhas, embora em percentagem menor, mas passa a ser preciso pagar serviços adicionais como a bagagem no porão, reserva lugar, acesso ao lounge e ao "fast track", explicou Paula Canada, directora de marketing da transportadora.
Esta é a mais baixa das novas tarifas da companhia que começam esta quinta-feira a estar à venda para viagens a partir de Outubro.
Com o ideia "Escolha como quer voar. Pague só o que precisa", são seis os produtos que a TAP passa a disponibilizar nos voos para 48 destinos na Europa, mas também para a Argélia e Marrocos. Açores e Madeira e a ponte aérea Lisboa-Porto também estão incluídos.
Paula Canada deu como exemplo a redução de 44% da tarifa para Londres com a opção "discount", de 69 para 39 euros. Também para Paris, os preços diminuem de 44 para 32 euros, passando a ser esta a tarifa mais barata da companhia, à excepção das da ponte aérea.
A responsável assegurou ainda que, se hoje as tarifas mais baixas esgotam rápido, os novos produtos "passam a estar sempre disponíveis até à partida". A redução de preços, garantiu também, acontecerá em todas as tarifas, das quais quatros são económicas e duas executivas.
As primeiras são a "discount", que é o produto mais económico, para passageiros que apenas queiram viajar com bagagem de mão; a "basic", para quem pretenda viajar com bagagem de porão gratuita; a "classic", que além da bagagem de porão gratuita permite a pré-reserva de lugar; e a "plus", que é uma tarifa que além de todos os serviços das anteriores permite alterações de reserva sem custos.
Já a "executive" é a tarifa em classe executiva mais reduzida, que impõe restrições no que diz respeito a alterações de reserva ou reembolsos, enquanto a "top executive" inclui todos os serviços e privilégios.
Nas diferentes tarifas há serviços incluídos e outros que é possível comprar mas, como sublinha a directora de marketing da TAP, "o menu é sempre o mais barato".
Por exemplo na tarifa "discount", os passageiros podem comprar bagagem extra até 23 quilos, que até 24 horas antes da partida,tem um custo de 20 euros e a partir daí de 35.
O lançamento de um produto que lhe permita estar a concorrer no segmento low cost e aumentar a taxa de ocupação dos aviões faz parte da estratégia delineada pelos novos accionistas da TAP com vista a assegurar a sustentabilidade da empresa.
É nesse âmbito que a companhia vai também investir 40 milhões de euros para remodelar a sua frota, designadamente 41 aviões de médio curso, as rotas abrangidas pelas novas tarifas. Os aviões passarão a ter uma configuração que acomode as diferentes classes.
Em Novembro do ano passado David Neeleman já tinha anunciado a intenção de colocar a TAP a concorrer com low cost.
Saiba o que está incluído e o que é pago à parte nas tarifas: