Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

TAP: Sindicatos alertam para falta de pessoal e antecipam verão caótico

Os sindicatos que estão a ser ouvidos esta terça-feira na comissão parlamentar de inquérito mostram-se ainda confiantes e optimistas com a gestão no novo CEO, Luís Rodrigues.

Rodrigo Antunes / Lusa-EPA
02 de Maio de 2023 às 17:12
  • 2
  • ...

Vários sindicatos que representam os trabalhadores da TAP têm alertado para a falta de pessoal e para as dificuldades que a companhia aérea tem sentido na contratação. Por estes motivos, temem que o verão seja caótico.


Os avisos já tinham sido deixados na semana passada pelos sindicatos que foram ouvidos na Comissão Parlamentar de Inquérito. E foram reiterados esta terça-feira, no terceiro dia dedicado à audição dos vários sindicatos que representam os trabalhadores da TAP. 


"Nota-se falta de trabalhadores nesta altura", garantiu Maria Luís Martins, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal (STTAMP). A responsável contou ainda que trabalha na TAP há 30 anos, e antes "toda a gente queria ir trabalhar" na companhia aérea. Uma realidade que já não se verifica devido, em parte, às condições oferecidas, segundo Maria Luís Martins.


Uma situação que pode pôr em causa a operação no verão, acrescentou a dirigente do STTAMP. Em causa está a saída de mais de 1.200 trabalhadores da empresa no âmbito do plano de reestruturação acordado com Bruxelas.

João Miguel Carvalho e Pedro Soares, representantes do Sindicato dos Engenheiros, Engenheiros Técnicos e Arquitetos (SNEET) também antecipam que "será um verão com muitos desafios", mas garante que os trabalhadores "vão dar o seu melhor".

Os sindicatos que têm sido ouvidos na CPI têm se mostrado ainda bastante otimistas em relação ao novo presidente executivo da empresa, Luís Rodrigues. 

Da reunião que tiveram com o gestor, dizem ter saído bem impressionados. E percebem que Luis Rodrigues leve algum tempo agora para reunir novamente ou tomar alguma decisão uma vez que acabou de aterrar na empresa. Aliás, como um sindicato revelou, o novo CEO disse na reunião que teve com alguns sindicatos que ainda nem conhecia o plano de reestruturação.

"A única coisa que falta à TAP é uma gestão séria e honesta", referiu Maria Luís Martins.

Ver comentários
Saber mais TAP pessoal verão sindicatos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio