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PS apoia decisão do Governo para novo aeroporto e terceira travessia do Tejo
A posição do maior partido da oposição já era a esperada tendo em conta que Pedro Nuno Santos tinha já feito essa escolha quando era ministro das Infraestruturas, numa opção que foi logo desfeita pelo então primeiro-ministro, António Costa.
"Alcochete era a melhor localização para o futuro aeroporto e daí o apoio do Partido Socialista a esta decisão", indicou o líder socialista numa conferência de imprensa logo a seguir ao anúncio do primeiro-ministro, comprometendo-se a dar também o apoio para a construção da terceira ponte sobre o Tejo. "A terceira travessia do Tejo é fundamental é muito importante, não apenas por causa do aeroporto", referiu Pedro Nuno Santos, referindo que essa infraestrutura "era muito importante desde logo não só para ligar Lisboa a Madrid, mas para ligar o norte de Portugal ao sul do país".
Este apoio de Pedro Nuno Santos já era esperado. "Nunca tive dúvidas de que Alcochete era a melhor localização. Há dois anos quando tomei essa decisão, ela não foi nenhuma decisão irrefletida. O país já levava 50 anos a estudar localizações", lembrou o ex-ministro das Infraestruturas e Habitação que teve em mãos a decisão. Na altura, o então primeiro-ministro, António Costa, revogou o despacho, criando uma crise política no governo.
O futuro aeroporto em Alcochete vai ter a designação de Luís de Camões, numa homenagem ao poeta dos Lusíadas.
O Governo aprovou esta terça-feira em Conselho de Ministros três resoluções para dar resposta ao aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, que passam pela escolha do campo de tiro de Alcochete como localização da futura infraestrutura, pelo aumento, temporário, da capacidade do Humberto Delgado e pela antecipação da alta velocidade para Madrid.
Pouco mais de um mês depois de ter tomado posse, o Executivo de Luís Montenegro confirmou agora a decisão de construir o novo aeroporto no campo de tiro de Alcochete, que se irá chamar Luís de Camões, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI), num processo que estima que possa demorar no mínimo 10 anos e no máximo 15.
Até lá quer aumentar a capacidade do aeroporto Humberto Delgado com investimentos seletivos numa solução que considera temporária, já que com Alcochete a operar a atual infraestrutura aeroportuária da capital irá fechar as portas.
(Notícia atualizada às 20:30 com mais informação)