Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Montijo: Lei que retira poder às autarquias só com avaliação ambiental estratégica no terreno

O ministro das Infraestruturas assumiu esta quarta-feira o compromisso com o PSD de que não avançará com a alteração da lei que retira poder aos municípios no caso da construção de um aeroporto enquanto não der início à avaliação ambiental estratégica que vai comparar Montijo com Alcochete.

Lusa
24 de Março de 2021 às 16:08
  • ...
O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, garantiu esta quarta-feira no Parlamento que o Governo não avançará com a alteração da lei que retira poderes aos municípios, impedindo-os de "vetar" projetos de interesse nacional como seja um aeroporto, até que a avaliação ambiental estratégica que comparará três alternativas, entre as quais Alcochete, estiver no terreno.

"Fica o compromisso com o PSD que não avançaremos com a alteração da lei enquanto não dermos início à avaliação ambiental estratégica", afirmou o governante, frisando que "há ainda coisas por decidir", como a entidade que irá fazer essa avaliação.

Pedro Nuno Santos lamentou que o país seja "há décadas incapaz de dar resposta ao aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa".

O ministro lembrou que na sequência da posição contrária dos municípios da Moita e do Seixal ao projeto para o Montijo, o Executivo deu resposta ao repto do PSD para um esforço adicional junto dos municípios, mas "nada do que pudéssemos apresentar faria mudar a posição dos municípios, o que levou a situação de impasse".

"Consideramos que a lei é errada, e que nenhum município sozinho deve ter poder de bloquear construção de infraestrutura de importância nacional", afirmou Pedro Nuno Santos, salientando que com a decisão de avançar com a avaliação ambiental estratégica o Governo deu resposta a exigências do PSD para aceitar votar favoravelmente a alteração da lei.

Esta avaliação vai comprar três alternativas: Humberto Delgado+Montijo como aeroporto complementar, Humberto Delgado+Montijo como progressivamente o aeroporto principal e campo de tiro de Alcochete.

"Temos de encontrar um mecanismo que permita fazer a avaliação ambiental estratégica, que é mais que avaliação ambiental", ao "confrontar localizações, fazer comparação de prazo, de custo, de benefícios", disse Pedro Nuno Santos, frisando que "não há solução aeroportuária sem espinhas".
Ver comentários
Saber mais Montijo Pedro Nuno Santos Alcochete PSD lei aeroporto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio