Notícia
Maior avião do mundo está pronto a voar
O Airlander 10 já está a postos para realizar o seu primeiro voo. O maior avião do mundo tem 92 metros de comprimento, 44 de largura e custou 100 milhões de dólares (90,5 milhões de euros).
A fabricante de aviões Hybrid Air Vehicles anunciou que o maior avião do mundo está pronto para realizar o seu primeiro voo, revela o jornal britânico Mirror. O Airlander 10 foi produzido pela Hybrid Air Vehicles, empresa britânica de construção de aparelhos aéreos híbridos, e custou 100 milhões de dólares (90,5 milhões de euros).
Este avião tem 92 metros de comprimento, superando em quase 20 metros os maiores aviões da Boeing e da Airbus, e 44 metros de largura. O mesmo comprimento de um campo de futebol e a altura de seis autocarros de dois pisos.
O aparelho custou 90,5 milhões de euros, dos quais 3,2 milhões de euros tiveram origem em fundos estatais para ajudar ao desenvolvimento deste projecto.
O jornal espanhol Cinco Días diz que o Airlander 10 é uma mistura de avião, com dirigível e helicóptero, tendo capacidade para transportar até 10 toneladas de carga e destaca-se pela sua forma pouco comum.
O seu exterior é feito de fibra de carbono e o seu interior contém gás hélio e, por isso, contamina menos 70% do que os aviões convencionais. Estas características fazem com que possa voar durante cinco dias seguidos e aterrar em qualquer superfície, explica a Sky News.