Notícia
Greve em França poderá suprimir 20% dos voos em três aeroportos
A greve de controladores aéreos franceses, marcada para a semana e apoiada por três sindicatos, deverá obrigar ao cancelamento de 20% dos voos em três grandes aeroportos franceses, estima a Direcção-Geral da Aviação Civil francesa.
A Direcção-Geral da Aviação Civil francesa estima que a greve de controladores aéreos franceses, marcada para a semana e apoiada por três sindicatos, deverá obrigar ao cancelamento de 20% dos voos em três grandes aeroportos franceses
Em declarações à agência espanhola Efe, um porta-voz da DGCA explicou que foi pedido às companhias aéreas que reduzam os planos de voo em 20% nos aeroportos de Orly, em Paris, Marselha e Lyon.
A greve dos controladores aéreos começará formalmente na segunda-feira, às 23:00 (hora local, 22:00 em Lisboa) e irá prolongar-se até quarta-feira, às 05:00, sendo apoiada pelas centrais sindicais Usac-CGT, FO e Unsa.
Esta é a terceira jornada de greve (houve uma em Outubro e outra em Março), em protesto contra o projecto governamental sobre a reforma na função pública, que, entre outras coisas, prevê a supressão de 120 mil postos de trabalho. Os trabalhadores exigem também um aumento do seu poder de compra.
O jornal francês Libération refere que a DGAC prevê que a supressão de voos venha a causar "perturbações em todo o território nacional" e, por isso, recomenda aos passageiros que se informem junto das companhias aéreas sobre o estado dos seus voos.