Notícia
Embraer apresenta esta terça-feira o avião que também é feito em Portugal
A fabricante brasileira irá mostrar a aeronave militar que deverá estar em operação em 2016, já contando com um contrato para a venda de 28 unidades.
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A Embraer lança nesta terça-feira o cargueiro militar KC-390, numa apresentação que será feita em Gavião Peixoto, em São Paulo, onde o modelo está a ser produzido.
A fabricante brasileira já chegou a acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB) para a comercialização de 28 aeronaves ao longo de dez anos - a primeira entrega está programada para 2016.
Este avião, que parte está a ser fabricado em Évora, na fábrica da Embraer em Portugal, serve para missões de transporte de militares e de carga. O avião pode fazer o lançamento de paraquedistas e de carga, missões humanitárias, combate a incêndios, além de realizar buscas e até reabastecer outras aeronaves em voo.
"A Embraer fez o estudo de mercado para essa classe de transporte militar iniciado em 2005 e concluído em 2006, onde constatamos que havia um mercado interessante para um avião desse porte" ", disse Paulo Gastão Silva, director do programa KC-390, citado pela imprensa brasileira.
O contrato para produção em série prevê um investimento de 7,2 mil milhões de reais. O protótipo está na fase de montagem estrutural e mais de 1,5 mil trabalhadores estão directamente envolvidos no projecto, além de mais de 50 empresas brasileiras que participaram no desenvolvimento do cargueiro.
A Embraer tem negociações para a venda do KC-390 no exterior e há intenções de compra por parte da Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Checa.
Em Maio, a Ogma tinha entregue mais uma fuselagem central destinada à nova aeronave de transporte militar da Embraer, o KC390. Para além da fuselagem central, a Ogma é também responsável pela fabricação e montagem dos Sponsons direito e esquerdo, ou seja, conjuntos com cerca de 12 metros de dimensão que compõem a carenagem do compartimento do trem de aterragem. Estas peças são fabricadas em material compósito e ligas metálicas.
Nas instalações da OGMA são, ainda, fabricados e montados os lemes de profundidade para esta aeronave de transporte táctico militar que deverá realizar o primeiro voo no final de 2014.
Em Novembro de 2011, o Estado português admitiu poder vir a investir até um máximo de 30 milhões de euros no avião militar da Embraer que está em desenvolvimento. Ainda sem ter assinado o acordo com a fabricante brasileira, o Executivo compromete-se a financiar quase metade do previsto na participação portuguesa no projecto, caso esta não seja financiada, na totalidade, pelo Quadro Referência Estratégica Nacional (QREN).