Notícia
Carro voador da Airbus terá protótipo até ao fim do ano
Terá condução autónoma, capacidade para transportar um passageiro e poderá ser chamado através de uma aplicação, como acontece hoje em serviços como a Uber.
A Airbus, fabricante aeronáutica europeia, espera ter pronto até ao fim deste ano o protótipo de um carro voador de condução autónoma, defendendo que pode ser uma solução para o trânsito congestionado nas grandes cidades.
O anúncio foi feito pelo CEO do grupo, Tom Enders, na conferência digital DLD em Munique, Alemanha, citado pela Reuters. O veículo, com capacidade para transportar uma pessoa, poderá ser chamado através de uma aplicação no telemóvel, como hoje acontece com serviços como a Uber ou Mytaxi.
"Há cem anos, o transporte urbano tornou-se subterrâneo, agora temos a possibilidade tecnológica de ir além do solo. (…) Estamos numa fase de experiência, levamos este desenvolvimento muito a sério" afirmou o responsável.
No ano passado a Airbus instituiu uma divisão interna, designada Mobilidade Urbana Aérea (Urban Air Mobility em inglês) que investiga e desenvolver conceitos de transporte individual ou veículos semelhantes a helicópteros que permitam transportar várias pessoas ao mesmo tempo.
Além de permitir reduzir a poluição, as vantagens identificadas pela Airbus neste sistema incluem ainda o menor custo no desenvolvimento de infra-estruturas, como estradas ou pontes.
A empresa está envolvida na concepção do Vahana, um veículo voador autónomo para transporte individual de passageiros e de carga, e também do CityAirbus, que poderá transportar mais do que um passageiro.