Notícia
ANA aumenta taxas no aeroporto de Lisboa
A ANA, em vésperas de passar para a posse dos franceses da Vinci, aumentou as taxas de aeroporto em Lisboa. A associação de Turismo da capital já contestou.
A ANA - Aeroportos de Portugal aumentou as taxas no aeroporto de Lisboa em 4,37% no passado mês de Junho, prevendo novo agravamento de 4,4% em Dezembro deste ano. Neste aumento estão as taxas de tráfego e assistência em escala. A ANA, em comunicado divulgado esta quarta-feira, 7 de Agosto, explica que o aumento "não incide sobre todas as taxas reguladas", mantendo-se, por exemplo, os valores das taxas de segurança.
Em comunicado, citado pela Lusa, a ANA diz que "o impacto anual destes dois aumentos tarifários na evolução da receita regulada no aeroporto de Lisboa representa uma variação total anual 2,5%, sendo que o aumento a realizar a Dezembro representa uma majoração de apenas mais 0,3%, face ao aumento verificado a Junho". E a gestora dos aeroportos, que vai ser transferida para os franceses da Vinci (o contrato ainda não foi assinado), garante que o aumento já estava definido.
A Associação de Turismo de Lisboa (ATL) já contestou a decisão da ANA e responsabilizou o Governo e a gestora pelo que diz ser "um ataque ao turismo" na região e no Centro e Alentejo. A ANA garante que as taxas do aeroporto de Lisboa "não registavam qualquer evolução desde 2008" e que são "mais baixas face aos seus congéneres europeus", o que deixa a Portela numa posição "bastante competitiva".
Em declarações à Lusa, o director-geral da ATL, Vítor Costa, criticou duramente a medida, que classificou de "ganância", e disse esperar que a ANA recue."Os responsáveis têm cara: são o conselho de administração da ANA e o Governo", afirmou o director do Turismo de Lisboa, sublinhando que o Executivo garantira, aquando da privatização da gestora dos aeroportos nacionais, que não haveria aumento de taxas.