Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

TV por fibra óptica com recorde de um milhão de clientes

Os dados do regulador apontam para um total de 3,67 milhões de assinantes no final de 2016, sendo que a fibra óptica cresceu 28,6% nos assinantes. A Nos continua a liderar o mercado.

Bruno Colaço/CM
30 de Março de 2017 às 13:25
  • ...

A Anacom divulgou esta quinta-feira, 30 de Março, que a televisão por fibra óptica bateu recordes no ano passado, atingindo os 1,057 milhões de assinantes. Este valor "foi alcançado graças a um crescimento de 28,6% do número de assinantes, traduzido em mais 235 mil assinantes em 2016", adiantou o regulador. "No final do ano, a fibra representava já 28,8% do total de assinantes (mais 5,5 pontos percentuais face a 2015), continuando, ainda assim, a ser a segunda forma de acesso mais importante", adiantou a Anacom, em comunicado.


No total, o serviço de televisão paga contava, no final do ano passado, com 3,67 milhões de assinantes, um crescimento de 4,1%.


Os acessos por cabo continuam a ocupar o primeiro lugar, representando 36,7% do total. "Quanto ao xDSL, diminuiu 9,5%, atingindo os 678 mil subscritores, mantendo-se em terceiro lugar entre as redes de suporte do serviço (18,5%). Segue-se o DTH (16,1%), que diminuiu 3% face ao período homólogo", adiantou a Anacom.


A taxa de crescimento do número de assinantes foi de 4,1%, semelhante à média dos últimos cinco anos. "Do total de assinantes, 90,4% dispõem do serviço integrado num pacote", referiu o regulador. Quase 80% dos subscritores tinha acesso a mais de 80 canais, sendo que as gravações automáticas continuar a ser o serviço mais usado, disse o regulador liderado por Fátima Barros.


"No final de 2016, de acordo com o Barómetro de Telecomunicações da Marktest, 4,1% dos indivíduos com 10 ou mais anos tinha subscrito serviços de vídeo streaming on demand (Netflix, Fox Play ou NPlay)", adiantou a Anacom. As receitas da televisão paga, "stand alone" e pacotes de serviços foi de 1,8 mil milhões de euros, mais 8,5% do que em 2015.


"O Grupo Nos tinha a maior quota de assinantes, cerca de 43,5%, seguindo-se a Meo com 38,9%, a Vodafone com 12,8% e a Nowo 4,7%. A Vodafone foi o único prestador a aumentar a sua quota de assinantes (mais 2,3 pontos percentuais), sendo também o prestador que, em termos líquidos, mais assinantes captou em 2016", concluiu o comunicado.

Ver comentários
Saber mais Anacom Barómetro de Telecomunicações media televisão fibra óptica cabo Netflix NPlay Fox Play Vodafone Meo telecomunicações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio