Notícia
Telefónica negoceia termos finais da venda da filial checa
A operadora espanhola está a concluir as negociações para vender a operadora que detém na República Checa por um montante equivalente a 2,6 mil milhões de euros.
A Telefónica está a negociar a venda da sua participação na maior operadora da República Checa ao grupo do multimilionário Petr Kellner (na foto em baixo), PPF, apurou a agência Bloomberg.
A cotada liderada por César Alierta está num processo de venda de activos não estratégicos com vista a reduzir o montante da dívida líquida, que é apontado como uma preocupação pelos analistas do sector.
A Telefónica e a PPF anunciaram este mês estarem em negociações para a transacção da participação que os espanhóis detêm na operadora checa. A Telefónica detém uma participação maioritária de 69% na Telefonica Czech Republica, que tem um valor de mercado de cerca de 2,6 mil milhões de euros.
A transacção não deverá um incluir o prémio de controlo, tipicamente, associado a este tipo de vendas, pelo que o valor do negócio deverá ser semelhante ao valor de mercado da participação. Em contrapartida, poderá incluir um pagamento faseado em função do desempenho do negócio, explicaram duas fontes citadas pela Bloomberg.
O grupo PPF é detido pelo multimilionário checo Petr Kellner que, com a aquisição da operadora da Telefónica no país volta a estar presente no mercado das telecomunicações.