Notícia
Telefónica escolhe ex-hacker para “chief data officer”
A empresa espanhola de telecomunicações escolheu um hacker para chefiar os seus dados. Chema Alonso era perito em cibersegurança do grupo e passou agora a CDO (chief data officer), avança a imprensa espanhola.
A Telefónica escolheu um antigo hacker para liderar o seu departamento de dados, segundo avança esta quinta-feira, 26 de Maio, a imprensa espanhola. Chema Alonso já era o perito em cibersegurança do grupo e assumiu agora agora o cargo de chief data officer (CDO).
O jornal Cinco Dias referiu que o grupo espanhol levou esta estratégia a cabo depois da eleição do presidente José Maria Álvarez-Pallete. Alonso irá substituir Ian Small, que abandonará a empresa no final de Junho.
Chema Alonso tem em mãos vários projectos, incluindo a definição da estratégia global de segurança de informação e cibersegurança do grupo, através da criação da unidade de Global Security.
O profissional entrou para o grupo em 2013, depois de ter liderado durante 14 anos a empresa de informática 64. O engenheiro informático e doutorado em segurança chegou a ter fama de ser o "hacker" mais famoso e influente de Espanha.
A Telefónica tem prosseguido uma estratégia de digitalização crescente, sobretudo com o novo presidente, tendo em conta a explosão do tráfego de dados que o grupo prevê para os próximos anos e que exige cada vez mais velocidade e segurança.