Notícia
Telecom respondem à contenção pedida por regulador. Aumento de preços foi ligeiro
Serviços de telecomunicações responderam à contenção pedida pela Anacom e preços dos pacotes e serviços móveis aumentaram 1% face a fevereiro de 2024.
Os preços dos pacotes de telecomunicações apresentaram um aumento homólogo de 1% no mês de fevereiro, medidos na taxa de inflação. Em termos mensais, a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) indica aumentos ligeiros de 0,3% no segundo mês do ano, enquanto a taxa de variação média dos últimos 12 meses foi de 6,4%.
Estes aumentos nos preços dos pacotes e serviço móvel chegam depois do regulador português, liderado por Sandra Maximiano, ter recomendado "contenção" às operadoras, quer para novas adesões e contratos em vigor.
"Por tipo de serviços, a taxa de variação média dos últimos 12 meses em Portugal foi 4,9% nos serviços disponibilizados em pacote e 8,3% nos serviços telefónicos móveis", sustenta a Anacom nos dados que divulga esta terça-feira, com base em dados do Eurostat.
O regulador indica que a variação média do último ano foi superior à observada na União Europeia em 7,1 pontos percentuais, tendo registado a terceira variação mais elevada entre os 27 países do bloco.
Em fevereiro, as taxas de variação média dos últimos 12 meses dos preços dos serviços em pacote e dos serviços móveis em Portugal foram 4,6 p.p. e 10,8 p.p. superiores à média da União Europeia, com os pacotes a terem a sétima taxa mais elevada entre 23 países.