Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Receitas da Altice Portugal subiram 10,5% para 2.906 milhões em 2023

A dona da Meo viu as receitas aumentarem num período que foi marcado pela Operação Picoas e em que o principal acionista está a estudar a venda do negócio.

Segundo a Bloomberg, as propostas poderão avaliar a Altice Portugal num valor entre os sete mil milhões e os 9,5 mil milhões de euros.
Miguel Baltazar
13 de Março de 2024 às 12:08
  • ...

Altice Portugal viu as receitas crescerem 10,5% para os 2.906 milhões no ano passado. Já o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) da empresa acelerou 14,5% para os 1.038 milhões de euros no acumulado de 2023, comunicou esta quarta-feira a operadora liderada por Ana Figueiredo. 

"A contínua aquisição de clientes e a manutenção de níveis reduzidos de desligamentos permitiu aumentar a base dos serviços fixos em 2,2%, nos últimos 12 meses, tendo os serviços de televisão por subscrição crescido 3,3%", detalha a operadora. Isto significa que a dona da Meo não só captou novos clientes, como registou um número baixo de perda de clientes.

Focando apenas no quarto trimestre de 2023,  as receitas aumentaram 7,5% face ao mesmo período do ano anterior para 747 milhões de euros.

As receitas com o segmento de consumo ascenderam aos 354 milhões no último trimestre do ano passado, o que representa um crescimento de 4,5% face ao período homólogo. Na base desta subida está uma "evolução crescente da base de clientes que valorizam a convergência Fixo-Móvel e a tecnologia fibra", explica a dona da Meo.

Mas foram as receitas com os serviços empresariais que deram o maior contributo, tendo-se fixado nos 393 milhões, mais 10,3% face ao quarto trimestre de 2022. Esta subida, justifica a operadora, foi "impulsionada pela diversificação de portefólio sobretudo nos produtos e serviços non-telco, pelo crescimento das novas linhas de negócio, pela exportação tecnológica da Altice Labs para o mercado internacional, e pelo contributo positivo do negócio de desenho, construção, operação e manutenção de uma rede de fibra ótica na Alemanha". 

Só entre outubro e dezembro, o número de clientes de serviços fixos aumentou 0,5% para 6 milhões e a base de clientes do serviço de televisão por subscrição subiu 0,7%, para 1,9 milhões. Mas "todos os segmentos e linhas de negócio da Altice Portugal "evoluíram positivamente no 4º trimestre de 2023", refere.

Também os resultados antes de impostos, juros, depreciações e amortizações aumentaram a dois dígitos no último trimestre do ano passado: o EBITDA subiu 17,9% para 258 milhões de euros, "sustentado na expansão da base de clientes, no incremento da receita dos serviços core de telecomunicações e de novos negócios, na disciplina dos custos operacionais e em ganhos de eficiência".

No que diz respeito ao investimento, cifrou-se nos 488 milhões de euros no acumulado de 2023, ligeiramente acima dos 483 milhões registados no ano anterior. Do bolo total, 147 milhões são referentes aos últimos três meses desse ano, "reforçando a aposta permanente na rede móvel, em infraestruturas core de última geração e na expansão da rede de fibra ótica em Portugal".

A operação em Portugal foi a que maior contributo deu para as receitas totais da Altice Internacional - que, além do negócio cá, agrega também as contas do negócio em Israel, na República Dominicana e da Teads [plataforma de publicidade em vídeo online]. No total, a Altice Internacional viu as receitas subirem para os 5.143 milhões de euros e os lucros operacionais cifrarem-se nos 554 milhões. Não é possível saber qual a fatia dos lucros da operação em Portugal, uma vez que a empresa não divulga esse dado.

A dona da Meo mostra, assim, que o negócio continuou a crescer numa altura em que Patrick Drahi, estuda a venda da operação em Portugal. Neste momento, segundo a Bloomberg, há três potenciais compradores na corrida pela antiga Portugal Telecom, tendo a Saudi Telecom apresentado a proposta mais elevada

A potencial venda da operadora em território português é estudada numa altura em que a Altice Internacional tenta fazer face à dívida, que, no final de dezembro de 2023, era de 8.8 mil milhões de euros.

(Notícia atualizada às 12:30)

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio