Notícia
PT quer deixar de pagar salários aos 3.400 trabalhadores suspensos
O grupo Altice está a estudar soluções para rescindir com os funcionários que ainda recebem salário. Serão também abrangidos trabalhadores no activo, adianta o Jornal Económico desta sexta-feira, 21 de Abril.
O grupo Altice está a estudar soluções que permitam rescindir com cerca de 3.400 funcionários da PT Portugal que estão em situação de suspensão de contrato, segundo o semanário.
Estes colaboradores, embora não estejam a trabalhar, recebem 80% do salário, ao abrigo de acordos celebrados com a antiga Portugal Telecom e que representam um custo anual da ordem dos 120 milhões de euros, diz o Jornal Económico.
Mas a Altice pode ter dificuldades em avançar com esta medida, porque estes compromissos têm duas décadas e os contratos feitos com os trabalhadores estão blindados. No total, a PT Portugal conta com 9.600 funcionários, incluindo os que não estão activos. Esta suspensão do contrato de trabalho com direito a manter a maior parte do ordenado está prevista na lei e foi implementada pelas antigas administrações de Miguel Horta e Costa e Henrique Granadeiro.
Os funcionários admitidos antes de 1997 podiam suspender os contratos com benefícios iguais aos da pré-reforma, desde que tivessem 50 anos de idade e 30 de serviço, no mínimo. A empresa pode ir para tribunal, mas os contratos estão protegidos.
Além disso, a reestruturação poderá passar pela rescisão com 300 funcionários que se encontram em mobilidade interna e 600 poderão ser convidados a passar para outras empresas do grupo.