Notícia
PT propõe saídas a 400 trabalhadores
O sindicato dos trabalhadores da PT acusa a empresa de estar a preparar a saída de mais 400 trabalhadores da direcção de atendimento ao cliente. Os contactos começaram há cerca de um mês e nunca são feitos por escrito.
A PT Portugal está a convidar mais de 400 trabalhadores da direcção de atendimento ao cliente para rescindirem os seus contactos de trabalho, escreve o jornal Público desta sexta-feira, 11 de Agosto.
A denúncia foi feita pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Portugal Telecom, Jorge Félix. Ao Dinheiro Vivo concretiza o número exacto: 467.
"O objectivo é substituí-los por trabalhadores em ‘outsourcing’, numa situação mais precária e a ganhar menos", afirmou perante a estratégia de cortes levada a cabo pela gestão da Altice, dona da PT Portugal e, por sua vez, da operadora de telecomunicações Meo.
Segundo foi possível apurar, os contactos começaram "há cerca de um mês" e a "empresa nunca põe nada por escrito", preferindo abordagens telefónicas e pessoais.
É mais uma situação a juntar-se ao cenário laboral na PT Portugal, depois de no mês passado os trabalhadores terem levado a cabo a primeira greve em 10 anos, contra a transferência de funcionários para outras empresas, como a Winprovit ou a Visabeira – o que já aconteceu a uma centena de trabalhadores.
O sindicato diz aguardar o relatório da Autoridade para as Condições do Trabalho, que deverá chegar no final da próxima semana, e lamenta a falta de resposta do Governo sobre a situação na empresa. No documento espera-se também uma posição sobre os cerca de 300 trabalhadores espalhados pelo país, sem funções e obrigados ao cumprimento de horários.