Notícia
Preços das telecomunicações voltaram a subir em março
Telecomunicações ficaram 1,7% mais caras em março, devido a um "ajustamento de preços" dos prestadores à inflação, revela a Anacom. Já em comparação com o mês homólogo do ano anterior, os preços aumentaram 5,7%, tratando-se da maior variação desde abril de 1994.
"Em comparação com o mês homólogo do ano anterior, os preços aumentaram 5,7%, a maior variação desde abril de 1994. Esta variação dos preços das telecomunicações foi 1,8 pontos percentuais (p.p.) inferior ao verificado pelo IPC (7,4%)", detalha o regulador das comunicações.
Nos últimos 12 meses, a taxa de variação média dos preços das telecomunicações foi de 2%, ou seja, 6,8 p.p. abaixo da registada pelo Índice de Preços no Consumidor (8,7%). A Anacom revela que esta taxa foi superior à verificada na União Europeia (1,7%).
Por operadores, a Anacom denota que, face ao mesmo mês do ano anterior, "a Meo aumentou a mensalidade de sete serviços, enquanto a NOS aumentou a mensalidade de dez serviços". Já a Vodafone aumentou a mensalidade mínima em todos os 13 serviços considerados e a Nowo diminuiu a mensalidade de seis serviços e aumentou a mensalidade em dois serviços.
Preços subiram 17,2% desde 2010
Em termos acumulados, os preços das telecomunicações cresceram 17,2% desde o final de 2010, enquanto o Índice de Preços no Consumidor subiu 24,4%. "Entre 2015 e 2019, a variação acumulada dos preços das telecomunicações foi superior à variação acumulada do IPC devido aos 'ajustamentos de preços' efetuados pelos principais prestadores", refere ainda o regulador.