Notícia
Nokia recebe pagamento em negócio de patentes com a RIM
A empresa de telecomunicações finlandesa Nokia resolveu uma disputa de patentes com a RIM, a empresa dos Blackberrys, em troca de pagamentos numa tentativa de explorar a sua abundância de patentes para estimular as suas finanças, de acordo com a Reuters.
Os termos do acordo são confidenciais, mas a Nokia disse na sexta-feira que será realizado um único pagamento, no quarto trimestre, a ser pago pela RIM (Research in Motion).
A Nokia é uma das empresas de telecomunicações com mais patentes, tendo investido 45 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento, nas últimas duas décadas.
Nos últimos anos, o gigante finlandês tem usado o seu legado para tentar sobreviver, com enormes quebras nas vendas. A Nokia está a batalhar para recuperar o tempo perdido no lucrativo mercado dos smartphones, onde a Apple e a Samsung já prosperam.
O acordo com a RIM resolve todas as litigações entre as duas empresas, em relação às patentes, segundo a Nokia, que ainda mantém algumas disputas com a HTC e a ViewSonic.
Segundo os analistas, a Nokia pode vir a receber muito mais dinheiro se conseguir negociar ,de forma eficiente, com mais empresas.