Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Huawei prepara regresso aos telemóveis 5G

A fabricante chinesa estará a preparar um regresso ao mercado dos telemóveis 5G, no qual perdeu praticamente presença após restrições impostas pelos Estados Unidos, avança a Reuters.

10.º Huawei: 65,08 mil milhões de dólares
Hannibal Hanschke/Reuters
12 de Julho de 2023 às 11:32
  • ...
A Huawei está a preparar o regresso à indústria dos telemóveis 5G no final deste ano, avança a Reuters. O regresso da fabricante chinesa visa recuperar terreno numa indústria na qual foi fortemente penalizada após as restrições impostas pelos Estados Unidos, que cortaram o acesso da empresa a tecnologias essenciais para a produção de telemóveis.

Em maio de 2020, a administração Trump exigiu que os subcontratados da Huawei solicitassem autorização para usar componentes norte-americanos, bloqueando efetivamente o fornecimento de produtos fabricados por empresas sediadas nos Estados Unidos. A decisão penalizou a atividade do grupo, sobretudo nos smartphones onde a Huawei quase desapareceu do mercado.


Segundo revelaram fontes conhecedoras do tema à Reuters, a Huawei deverá conseguir contornar as restrições à venda de semicondutores a fabricantes chinesas, devendo ser capaz de adquirir chips 5G no mercado interno - através dos seus próprios avanços nesta área e também com recurso à maior fabricante de chips chinesas, a Semiconductor Manufacturing International.

Um regresso da Huawei ao mercado de telemóveis 5G aconteceria numa altura em que tanto os Estados Unidos como vários países da União Europeia - entre os quais Portugal - classificam a empresa como "um risco à segurança nacional" e levam a cabos esforços para excluí-la das redes de telecomunicações 5G.


Ver comentários
Saber mais Huawei Reuters 5G Estados Unidos China tecnologia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio