Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Exclusão da Huawei do 5G pode custar mais de mil milhões a Portugal, calcula a EY

Consultora conclui que a exclusão da tecnológica chinesa do 5G pode levar a um aumento de 7% das tarifas médias. A Huawei contribui, pelas contas da EY, com 718 milhões de euros por ano para a economia nacional.

Reuters
09 de Setembro de 2024 às 14:00
  • 9
  • ...

Uma exclusão definitiva da Huawei do 5G pode custar mais de mil milhões de euros à economia portuguesa, estima a EY numa análise publicada nesta segunda-feira.

Num momento em que ainda decorre o processo interposto pela tecnológica chinesa contra a deliberação da Comissão de Avaliação de Segurança (CAS) segundo a qual a participação da empresa na implementação da rede mais recente seria de "alto risco", a empresa chinesa, citando dados da consultora, escreve que "a substituição dos equipamentos Huawei na rede 5G acarretaria um custo total superior a mil milhões de euros para a economia portuguesa, incluindo 339 milhões de euros em investimentos de substituição e 193 milhões de euros em investimentos futuros".


A contribuir para o impacto estarão ainda 282 milhões de euros associados a perdas de produtividade, 156 milhões de euros de depreciações, 24 milhões em consumo de energia e 58 milhões no custo de oportunidade, num total de 1.052 milhões de euros.

A participação da Huawei na implementação do 5G na Europa teve oposição em vários países por receios de risco para a segurança, incluindo Portugal.

O estudo, no entanto, realça os benefícios que a economia portuguesa colhe desse papel. "O ecossistema da Huawei em Portugal contribui com 718 milhões de euros por ano para a economia nacional, dos quais 197 milhões correspondem a Valor Acrescentado Bruto (VAB)".

No capítulo laboral, a EY estima que o efeito multiplicador da Huawei é de sete vezes, "com o ecossistema Huawei a suportar 651 postos de trabalho diretos e a impactar mais de 4 mil indiretos, seja através na cadeia de valor ou induzidos pelo consumo permitido pelo rendimento das famílias", num total de 4.767 empregos.

A análise da consultora estima ainda que a atividade da Huawei gera 143 milhões de euros em impostos.

Impacto nas tarifas, demora no 5G, menor concorrência

A exclusão da Huawei pode ainda, segundo o estudo da EY, encarecer as tarifas pagas pelos consumidores. "Excluindo perdas de competitividade dado que não afetam os fluxos de caixa dos operadores de telecomunicações, banir a Huawei da rede 5G em Portugal teria um impacto no preço médio pago pelos consumidores de 7%", calculam os autores.

O estudo aponta ainda que "a exclusão da Huawei poderia atrasar a implementação completa da rede 5G no país", o que pode "impedir os cidadãos e empresas de tirarem pleno partido das vantagens da tecnologia 5G".

Ver comentários
Saber mais Huawei EY 5G
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio