Notícia
Carlos Slim: “A semana de três dias de trabalho vai acontecer”
Carlos Slim reiterou a intenção de estabelecer a semana de três dias de trabalho para os seus funcionários. Mas há contrapartidas.
Três dias de trabalho por semana. É essa a proposta – novamente reforçada à CNN – por Carlos Slim. O homem mais rico do mundo acredita que "devemos ter mais tempo durante a vida toda" e não apenas na reforma. No Verão passado, surpreendeu o mundo com esta visão.
Ainda assim, esta posição traz contrapartidas: maiores horários e uma reforma mais tardia. O magnata das telecomunicações mexicano sugere 11 horas de trabalho por dia e um aumento da idade da reforma para os 75 anos.
O empresário está seguro que este cenário "vai acontecer", só não sabe quando.
Slim acredita que - além de permitir mais tempo para que os trabalhadores se dediquem à sua vida pessoal - uma semana de trabalho com três dias criaria um maior número de oportunidades para os que se preparam para entrar no mercado laboral.
À CNN, o milionário diz ainda acreditar numa subida generalizada dos salários, assente no crescimento da economia, no aumento da produtividade e nos próprios avanços tecnológicos.
Ao longo dos últimos anos, Slim tem disputado a posição de homem mais rico do mundo com o co-fundador da Microsoft, Bill Gates. Os dados mais recentes da Forbes avaliam a fortuna de Slim em 83 mil milhões de dólares. Gates fica-se pelos 81 mil milhões.
A America Móvil, de Carlos Slim, detém a Claro no Brasil. No mês passado, a Claro foi uma das empresas a demonstrar interesse na compra da TIM. Os rumores davam conta de uma proposta conjunta com a Oi a esse nível.
Ao Negócios esta quarta-feira, o ex-presidente da Portugal Telecom Luís Todo Bom adianta que uma das hipóteses para Zeinal Bava – depois de abandonar a presidência da Oi – será trabalhar com Carlos Slim.