Notícia
Candidato ao Banco de Portugal vai liderar Anacom
João Cadete de Matos foi o nome escolhido pelo Governo para a presidência do regulador do sector de telecomunicações.
João Cadete de Matos, actual director do departamento de estatística do Banco de Portugal, foi o nome escolhido pelo Executivo para liderar a Anacom, substituindo Fátima Barros, cujo mandato terminou no final de Maio.
Para vogais, foram propostos os nomes de Dalila Araújo, antiga secretária de Estado da Administração Interna e até agora "senior advisor" na PT, Francisco Cal, presidente da ESTAMO, Participações Imobiliárias, e Margarida Sá Costa, secretária-geral da Fundação Portuguesa das Comunicações e presidente da LIDE Mulher.
No comunicado enviado esta terça-feira, 20 de Junho, o gabinete do ministro do Planeamento e das Infraestruturas adianta que já submeteu à apreciação da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP) os nomes propostas para o novo conselho de administração da Anacom.
Além da aprovação pela Cresap, o processo de designação inclui ainda audições na Assembleia da República.
João Cadete de Matos chegou a fazer parte da lista de candidatos à administração do Banco de Portugal discutida entre o governador e o Ministro das Finanças. No entanto, o seu nome, tal como o de Rui Carvalho, acabou por cair como forma de desbloquear o impasse criado pela dificuldade em obter um consenso entre Carlos Costa e Mário Centeno em relação à composição da equipa do banco central.
No Banco de Portugal, Cadete de Matos destacou-se por ter integrado a comissão liderada por Vítor Constâncio, então governador, que avaliou o défice das contas públicas quando José Sócrates chegou à liderança do Governo.