Notícia
Novos administradores do BdP vão ao Parlamento na terça-feira
Os novos vice-governadores e administradores do Banco de Portugal vão ser ouvidos no Parlamento na próxima terça-feira, 27 de Junho. Só depois o Governo poderá “promover” Elisa Ferreira e Máximo dos Santos e nomear Laginha de Sousa e Ana Paula Serra.
Os novos membros da administração do Banco de Portugal vão ser ouvidos no Parlamento na próxima terça-feira, 27 de Junho, de acordo com a agenda já disponível no site da Assembleia da República. Estas audições são um passo essencial para que o Governo possa designar os nomes que constam da lista acordada entre o governador e o Ministro das Finanças, após meses de falta de consenso.
As audições na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA) começam com Elisa Ferreira e Luís Máximo dos Santos, que já integram o conselho do Banco de Portugal, mas vão passar a ser vice-governadores. Seguem-se Luís Laginha de Sousa e Ana Paula Serra, os novos administradores que ficaram na lista apresentada ao Executivo por Carlos Costa.
O elenco chegou a incluir mais dois nomes, Rui Carvalho e João Cadete de Matos, ambos directores do Banco de Portugal. Estes dois candidatos acabaram por sair para que o governador e Mário Centeno conseguissem chegar a um acordo sobre a lista final. Carlos Costa deixou cair o nome de Rui Carvalho e o ministro o de Cadete de Matos, que esta semana foi apontado para presidente da Anacom, supervisor das comunicações.
Após as audições de terça-feira, a COFMA terá de elaborar um relatório descritivo. Só depois disso, o Conselho de Ministros poderá designar oficialmente os novos membros da administração do Banco de Portugal.