Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Anacom alerta para a urgência de decisões sobre cabos submarinos

Os cabos submarinos que ligam os Açores e a Madeira têm um tempo de vida útil que obriga a que se tomem decisões urgentes, alerta a Anacom.

27 de Junho de 2018 às 14:06
  • 1
  • ...

Os cabos submarinos que ligam o continente e as regiões autónomas dos Açores e Madeira têm uma vida útil de mais alguns anos que obriga a que haja já decisões para que as ligações para as ilhas não se perca.

O alerta é feito pela Anacom que organizou um "workshop" no passado dia 20 de Junho sobre o tema.

"Os cabos submarinos que asseguram a ligação entre o continente, os Açores e a Madeira, e entre as regiões autónomas, deverão atingir o fim da sua vida útil em 2024/2025".

Por esse motivo, acrescenta, "é de grande urgência tomar decisões que assegurem a entrada em operação de novas interligações antes dessas datas", alerta a Anacom em comunicado. 

A Anacom diz que tem alertado o Governo central e regionais e os operadores para se encontrar a solução para o problema. 

Para a Anacom, "a substituição das interligações por cabo submarino deve constituir uma prioridade para Portugal e para a União Europeia, dado tratar-se de um investimento fundamental para assegurar a coesão nacional e o desenvolvimento económico do país e do espaço europeu". E, por isso, promete continuar a promover o diálogo que ajude a soluções nomeadamente "as que beneficiem do co-investimento e do co-financiamento, e a contribuir para a identificação de novas oportunidades de utilização dos cabos submarinos", diz uma nota do regulador liderada por João Cadete de Matos (na foto).


Ver comentários
Saber mais Anacom cabos submarinos Açores Madeira
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio