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Altice lidera segmento de televisão paga
A dona do Meo e da Cabovisão fechou o segundo trimestre do ano com uma quota de 47,1% no mercado de televisão paga em Portugal. Separando os números da Meo e da Cabovisão, a Nos continua a liderar este segmento que até Junho gerou receitas de 826 milhões de euros.
A Altice é a nova líder do segmento de televisão com uma quota de 47,1%, somando os clientes da Meo e da Cabovisão, seguindo-se a Nos com 43,7% e a Vodafone com 9%, segundo os dados relativos ao segundo trimestre do ano divulgados pela Anacom.
Analisando as quotas de mercado separadamente, a Meo somou 41,4% dos clientes de televisão por subscrição e a Cabovisão 5,7%. Sem a soma dos dois activos da Altice, a Nos continua a ocupar o pódio do segmento.
Actualmente, o grupo francês fundado por Patrick Drahi ainda tem na sua posse a Cabovisão e a Oni, activos que terá que alienar por exigência de Bruxelas no seguimento da compra da PT Portugal.
Esta exigência de Bruxelas deve-se, precisamente, a possíveis entraves concorrenciais como aconteceria no mercado de televisão paga, onde a Altice teria quase metade da quota.
A Vodafone foi a única operadora a aumentar quota de mercado face ao trimestre anterior em sete pontos percentuais enquanto a Nos registou uma ligeira queda de um ponto percentual.
Já a fatia da Meo e da Cabovisão diminuiu 5 e três pontos percentuais, respectivamente.
De acordo com o mesmo relatório do regulador do sector de telecomunicações, até Junho existiam cerca de 3,43 milhões de assinantes do serviço de TV por subscrição, o que traduz um aumento de 1,1% (mais 36 mil subscrições) face ao trimestre anterior e de 5,6% (183 mil) em comparação ao período homólogo de 2014.
Este crescimento deveu-se sobretudo às ofertas suportadas em fibra óptica "cujo número de subscritores aumentou 6,6% em relação ao trimestre anterior e 30,1% face ao período homólogo", detalha a Anacom.
As ofertas em pacote (triple play, quadruple play ou quintuple play) continuam a dominar o mercado. Segundo o regulador do sector, liderado por Fátima Barros, 86,1% dos assinantes de televisão paga dispunham deste serviço integrado em pacote, um aumento de 2,6%.
No que toca às receitas s totais do serviço, até Junho totalizaram 826 milhões de euros, um aumento de 26,7% face ao mesmo período do ano passado.