Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Altice Portugal pede a Galamba "estabilidade regulatória" para prosseguir com investimento

A CEO da operadora, Ana Figueiredo, e o ministro das Infraestruturas, João Galamba, estiveram esta segunda-feira reunidos, tratando-se do primeiro encontro desde que foi conhecida a Operação Picoas. Altice Portugal garante que vai continuar a apostar no país, mas ressalvou necessidade de "estabilidade regulatória".

Miguel Baltazar /Jornal de Negócios
02 de Outubro de 2023 às 18:05
  • 3
  • ...

A Altice Portugal precisa de estabilidade para continuar a investir no país. E foi essa a mensagem transmitida pela CEO da Altice Portugal, Ana Figueiredo, na reunião de ontem com o ministro das Infraestruturas, João Galamba.

"É necessário que existam condições estáveis para prosseguirmos com o nosso investimento no país. É importante que haja também um compromisso por parte do Governo no sentido de assegurar estabilidade regulatória para o setor, de forma a que Portugal continue a estar na vanguarda desta indústria a nível mundial", revelou fonte oficial da empresa ao Negócios, quando questionada sobre o encontro.

Havendo estabilidade, a operadora diz estar comprometida em continuar a "apostar na conectividade com o desenvolvimento de infraestruturas de nova geração em Portugal", assim como "na inovação".

O encontro, descrito pela Altice Portugal como "uma reunião normal" com um dos principais 'stakeholders' [partes interessadas] da empresa, foi o primeiro desde que foi conhecida a Operação Picoas, em junho, que suspeita de fraude fiscal por parte de altos cargos da companhia.

O ministro das Infraestruturas anunciou em meados de agosto que tinha uma reunião marcada com a líder da Altice Portugal, sendo que na altura disse, além da conversa com Ana Figueiredo que classificou como já "habitual", que se queria encontrar também com o acionista maioritário da Altice, Patrick Drahi, para "aferir o grau de compromisso da empresa", uma vez que, afirmou, "o investimento da operadora no país é determinante" em áreas estratégias, como o 5G e os centros de dados. Recorde-se que a Altice está neste momento em vias de se desfazer do centro de dados na Covilhã, devendo o processo estar concluído este mês.

Contudo, tal como já noticiou o Negócios, a reunião com Drahi nunca chegou a ser pedida por parte do ministério que tutela as telecomunicações.

O encontro entre Ana Figueiredo e João Galamba aconteceu cerca de um mês após a subsidiária portuguesa anunciar novas mudanças na liderança, com a nomeação de administradores para as áreas financeira e tecnológica, assim como novos pelouros. Isto depois de, em julho, Ana Figueiredo ter acumulado a presidência do conselho de administração da Altice Portugal, substituindo Alexandre Fonseca, que suspendeu funções na sequência da investigação.

A nova equipa, anunciada a 1 de setembro, passou a contar com Gonçalo Camolino, como administrador financeiro, Sofia Aguiar, como "chief legal officer" e José Pedro Nascimento, como "chief technology officer".

Ver comentários
Saber mais Altice Portugal João Galamba Patrick Drahi telecomunicações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio