Notícia
Operadores têm "forte incentivo" para aumentar preços a todos os clientes
O CaixaBI diz que é "expectável" que se concretize o cenário de aumentos de preços dos pacotes de televisão por parte de todos os operadores.
Os operadores têm um "forte incentivo" para aumentar preços a todos os clientes de pacotes de televisão devido ao aumento dos custos relacionados com os conteúdos desportivos.
A análise é do CaixaBI, que justifica que como todos os operadores são ou vão ser accionistas da SportTV, "existe pois um forte incentivo em praticar aumentos de preços semelhantes e que incidirão provavelmente sobre todos os consumidores de pacotes convergentes e não apenas nos subscritores dos conteúdos premium".
Isto porque "o preço da SportTV já é percepcionado pelos consumidores como elevado" e "os operadores de telecomunicações são accionistas do referido canal desportivo (a Altice deverá entrar no capital social após a Vodafone já o ter feito recentemente)".
O CaixaBI analisa assim a notícia do Negócios, que dá conta que depois da actualização dos preços no início deste ano em cerca de 4%, como costuma acontecer, as operadoras decidiram aumentar novamente os valores, antecipando em alguns meses a subida anual dos tarifários.
A primeira a dar este passo foi a Vodafone, no final de Agosto. A operadora aumentou em 7,4% o seu pacote de televisão, internet e telefone fixo. A oferta passou de 26,9 para 28,9 euros. A Meo aumentou este mês o preço das suas ofertas em 2,5%, em média, e a Nos prepara-se para aumentar no próximo mês.
Os encargos com os conteúdos desportivos, no seguimento do acordo assinado por todas as operadoras para a partilha dos conteúdos e dos custos, é apontado como uma das principais causas.
Para o CaixaBI, este aumento de preços "é expectável", uma vez que "os custos relacionados com os conteúdos desportivos vão ter um impacto não negligenciável na margem EBITDA dos operadores de telecomunicações e existe um acordo de partilha de custos actuais e futuros entre os mesmos".
Custos passam para os consumidores
No final o ano passado, as operadoras iniciaram uma ‘batalha’ por conteúdos desportivos, que levou a acordos milionários com os clubes de futebol. Depois da Nos ter fechado acordo com o Benfica, com o Sporting e com mais oito clubes da I Liga e a Meo com o FC Porto, surgiram logo alertas para um eventual aumento dos preços dos líderes das operadoras rivais e dos analistas.
Durante a conferência com analistas, na quinta-feira, o CFO da Altice, Dennis Okhuijsen, tinha referido que estes custos iam começar a ser visíveis nas contas da PT no quarto trimestre. E iam "passar para os consumidores". Já a Vodafone garantiu ao Negócios que a subida "não está relacionada com conteúdos".
Durante a conferência com analistas sobre os resultados do trimestre, a Nos adiantou que os custos com a BTV, Porto Canal e SportTV foram de 8 milhões no terceiro trimestre. E que ia aumentar os preços já em Dezembro. Contudo, não referiu que esta actualização estava relacionada com os conteúdos, apontou Artur Amaro, analista do Caixa BI. "De qualquer forma, a minha interpretação é que necessariamente vão fazê-lo devido aos conteúdos desportivos", disse ao Negócios.