Notícia
Turquia impedida pelo Governo de aceder ao Twitter
O governo turco cumpriu a ameaça de bloquear a rede social Twitter. A imagem internacional do Executivo tem sido, fortemente, afectada pelos escândalos de corrupção em que o primeiro-ministro está envolvido.
A Direcção de Telecomunicações da Turquia bloqueou à meia-noite (22h00 em Lisboa) desta quinta-feira, 20 de Março, o acesso à rede social Twitter, noticia o jornal espanhol "El País".
O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, está envolvido há várias semanas em escândalos de corrupção que se desenvolveram após a publicação de conversas telefónicas do político na rede social.
No inicio de Março, Erdogan ameaçou banir a rede social do país "para que o povo turco não fique escravo das redes sociais". A promessa foi agora cumprida pela agência estatal de telecomunicações que considera a acção como uma "medida protecção".
A Comunidade Europeia já reagiu ao sucedido classificando a decisão turca de "infundada, infantil e cobarde". "A população turca e a comunidade internacional verão a situação como censura e na realidade é", pode ler-se na conta do Twitter da comissária da Agência Digital da União Europeia, Neelie Kroes, citada pela publicação espanhola.
"Grande golpe contra a liberdade: o Twitter está fechado", lê-se na primeira página do jornal "Zaman", o mais popular da Turquia.
Recep Tayyip Erdogan lidera a Turquia desde 2003. Desde que foram conhecidas as conversas, milhares de pessoas já saíram à rua para pedir a sua demissão. No próximo dia 30 vão acontecer as eleições municipais no país.