Notícia
YouTube poderá ter canais pagos em 2013
A plataforma de partilha de vídeos online poderá cobrar subscrições mensais de alguns dos canais temáticos ainda este ano. As receitas serão repartidas entre a rede social e os produtores.
Alguns canais do Youtube, rede social de partilha de vídeos detida pela Google, poderão passar a ser pagos a partir do segundo trimestre de 2013.
O valor das subscrições deverá situar-se entre 1 e 5 dólares por mês, segundo o “Financial Times” que cita fontes com conhecimento do processo. A quantia deverá ser dividida entre a plataforma que arrecadará 45% do total e os produtores que encaixarão os restantes 55%.
As receitas do YouTube provêm actualmente, em exclusivo, da publicidade. Nos últimos tempos a plataforma tem vindo a tornar-se cada vez mais profissional, de forma a aumentar o número de anúncios. O investimento em publicidade em vídeos terá aumentado 47% para os 2,9 mil milhões de dólares em 2012, segundo a empresa de análise e-Marketer, citada pelo “Financial Times”.
Um grande número de criadores de conteúdos do YouTube terá transmitido a ideia de que o processo de subscrição seria para si benéfico, daí a tomada de decisão da companhia. A explicação foi avançada por um porta-voz da plataforma digital, segundo o mesmo jornal britânico.
O YouTube permite já a criação de canais temáticos e a divisão das receitas publicitárias com os mesmos. Endemol e BBC Worldwide são dois dos exemplos de colaboração entre produtoras e a plataforma.
Com este passo a plataforma da Google entrará em competição directa com a televisão por cabo e serviços de reprodução de vídeo como o Netflix que conta com mais de 30 milhões de utilizadores.