Notícia
Whatsapp vai ter alerta para ficheiros perigosos
A plataforma de mensagens instantâneas Whatsapp vai incluir um alerta para ficheiros potencialmente perigosos. A aplicação vai introduzir esta protecção no sistema de troca de documentos.
O Whatsapp pretende evitar que os dispositivos móveis sejam "infectados" através da aplicação e, para isso, vai alertar o utilizador caso receba ficheiros potencialmente perigosos, escreve esta terça-feira, 16 de Fevereiro, o jornal espanhol Cinco Días.
A plataforma de mensagens instantâneas vai criar uma nova função de troca de documentos. Os utilizadores do Whatsapp vão encontrar uma secção denominada "documentos" semelhante à galeria, que já existe para juntar as fotografias trocadas na conversa.
O Cinco Días explica que uma simples folha de cálculo pode incluir determinadas ordens para efectuar diferentes comandos e acções no dispositivo, algo que já podia acontecer nos computadores. Assim, o Whatsapp pretende pedir a confirmação por parte dos utilizadores antes de abrir os documentos e enviar um alerta caso considere o documento inseguro.
"Este documento pode ter conteúdos não-seguros. Assegura-te que conheces o remetente antes de o abrir", é a mensagem que vai avisar o utilizador.
No início deste mês, o serviço de mensagens para smartphones WhatsApp atingiu o recorde de mil milhões de utilizadores activos, segundo divulgou Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, que comprou a aplicação há dois anos.