Notícia
Tele2 aposta nas operações móveis virtuais na Europa
A Tele2, operadora sueca que vai começar, na próxima semana, a operar na telefonia fixa em Portugal, está também apostada nas operações móveis virtuais, detendo uma licença em Espanha para proporcionar este tipo de serviços.
A Tele2 está presente em 22 países na Europa, tendo sido criada em 1993.
Com licenciamento para operar na telefonia fixa e para criar uma rede pública de telecomunicações desde 2001, só este ano é que o grupo sueco decidiu investir em Portugal.
No sul da Europa, a Tele2 marca presença ainda em Espanha, França e Itália.
Ainda que a telefonia fixa seja a principal fonte de receitas, o grupo está apostado em operações na telefonia móvel, como operador móvel virtual (MVNO), salienta Lars-Johan Jarnheimer, líder do grupo, no Relatório e Contas relativo a 2002.
«Estamos focados no conceito de MVNO, o que significa que vamos comprar direitos para fornecer tráfego nos telemóveis sobre a rede dos operadores já estabelecidos», destaca o responsável.
Com esta aposta, a operadora está a conseguir transferir os clientes na telefonia fixa também para a telefonia móvel, acrescenta a mesma fonte.
Na Suécia, o grupo devolveu a licença para operar na terceira geração móvel, mas está a dividir investimentos, nestas operações, com a operadora Telia.
Espanha é o primeiro país do sul da Europa em que a Tele2 adquiriu uma licença de MVNO, destaca a empresa.
Esta empresa, que vai entrar em Portugal na próxima semana, vai utilizar as operações em Espanha como base.
Esta figura de MVNO ainda não é regulada em Portugal, mas num jantar-debate recente, Álvaro Dâmaso, presidente do regulador das telecomunicações, afirmou que tem de começar a ser considerada a figura de operadores móveis virtuais, «para que pudesse ajudar a defender preços mais baixos e adequada concorrência» na telefonia móvel.
Em Portugal, onde existem três operadores móveis - TMN, Vodafone Telecel e Optimus - a penetração dos móveis atinge os 83,1%, segundo os dados da Anacom para o primeiro trimestre deste ano.
Esta empresa que está cotada na Bolsa de Estocolmo (Suécia) encerrou nos 312 coroas suecas (34,24 euros), a subir 0,65%.