Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tecnológica de Coimbra ganha maior projeto mundial de manutenção preditiva em Singapura

A tecnologia da Stratio vai estar a bordo de mais de 3.000 autocarros do país.

20 de Março de 2024 às 11:56
  • ...

Fundada em 2017, na aceleradora do Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, a Stratio foi criada para "melhorar a qualidade dos transportes públicos e ajudar os operadores a garantir um serviço de excelência em que os passageiros possam confiar".

 

Como? A Stratio desenvolveu uma tecnologia de manutenção preditiva que "tira partido de modelos de inteligência artificial (IA) e funciona como um sistema de alerta antecipado que permite, aos operadores, prever falhas antes que estas ocorram e tomar medidas antecipadamente para evitar interrupções no serviço".

 

Após ter angariado uma dúzia de milhões de euros em rondas de investimento, o sucesso comprovado da Stratio em reduzir custos e aumentar a fiabilidade e eficiência dos serviços de transporte em todo o mundo permitiu agora à empresa fechar uma parceria estratégica com a empresa de transportes SBS Transit para aumentar a fiabilidade dos transportes públicos em Singapura.

 

"Este projeto será o maior a nível mundial e irá abranger mais de metade da rede de autocarros de Singapura", ou seja, "mais de 3.000" veículos, tonificando "a reputação de Coimbra como um centro de inovação tecnológica para a mobilidade e reforça a posição da Stratio como um interveniente global na indústria dos transportes", enfatiza a empresa coimbrã, em comunicado.

"Estamos orgulhosos por sermos parceiros e termos a confiança das maiores e mais exigentes empresas de transportes públicos no mundo, com grandes operações e faturação de vários biliões de euros", realça Rui Sales, cofundadores e presidente da Stratio, explicando que "a expansão em Singapura é um marco importante devido à qualidade do sistema de transportes públicos, que é um modelo e um exemplo de excelência no transporte de passageiros".

 

"Um excelente transporte público proporciona às pessoas um melhor acesso a bens, serviços e oportunidades. É por isso que a Stratio está empenhada em possibilitar um futuro onde os veículos não param. Queremos que os passageiros possam contar com os autocarros para os levarem onde precisam de estar, dentro do horário definido", remata Rui Sales.

Já a SBS Transit, que manifesta a sua determinação em garantir a fiabilidade dos seus autocarros como parte dos esforços do grupo para tornar o transporte público mais apelativo para a população, afirma que esta abordagem está também alinhada com o projeto de mobilidade sustentável do grupo.

 

"Através da monitorização da condição dos autocarros, somos capazes de prever falhas e garantir que os autocarros não interrompem o seu serviço, contribuindo para uma melhor fiabilidade do transporte e para elevar a confiança e experiência dos nossos passageiros sempre que viajam com a SBS Transit", afirma Jeffrey Sim, diretor executivo do grupo SBS Transit,

 

"Como operador líder em Singapura, demos ainda outro passo em frente ao estender o uso desta tecnologia também aos novos autocarros elétricos. Até 2030, 50% da frota pública de Singapura será verde. O nosso investimento no sistema da Stratio vai permitir-nos melhorar a operação e a manutenção destes veículos de emissão zero, e continuar a contribuir para elevar continuamente os padrões da indústria", conclui Jeffrey Sim.

Ver comentários
Saber mais stratio rui sales manutenção preditiva frota autocarros singapura sbs transit
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio