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Solução de parqueamento austríaca vence “battle” da VW Financial Services
A Parkbob, uma solução de origem austríaca que visa facilitar o estacionamento nas cidades, venceu o “Startup Battlefield” da Volkswagen Financial Services Portugal. Houve mais três vencedores.
O objectivo da aplicação móvel da austríaca Parkbob é facilitar o estacionamento dentro das cidades e foi a vencedora do "Startup Battlefield" da Volkswagen Financial Services Portugal, que decorreu esta quinta-feira, em Lisboa.
"Ajudamos as pessoas a encontrar um lugar de estacionamento nas cidades. Por um lado digitalizando todas as regras e restrições, que normalmente não estão num formato digital. Por outro, agregamos em tempo real eventos de parqueamento", conta ao Negócios Maximilian Mayer, Business Development da empresa.
Para perceber quando é que um lugar fica vago, e se é permitido o estacionamento a todos os automobilistas, esta solução conjuga, além das regras, imagens de satélite e algoritmos que "extraem automaticamente os parques de estacionamento das imagens". Imagens essas que vão ser comparadas com outras fontes de informação no sentido de avaliar se um lugar está vago, explicou o responsável. Actualmente em 28 cidades, a Parkbob só deve chegar a Lisboa no próximo ano.
No último lugar do pódio, ficaram duas start-ups: a AddVolt e a HypeLabs. A AddVolt tem a solução WeTruck, que permite que a energia gerada através das travagens alimente a câmara frigorífica de um camião. "O que nos trouxe foi a aproximação ao grupo Volkswagen, uma marca que tem camiões", adiantou Bruno Azevedo, CEO. Questionado sobre os projectos para o futuro, o responsável apontou que "há um ano um dos maiores objectivos era entrar no mercado da Europa Central". Hoje "já conseguimos ter tecnologia a bordo de veículos na Alemanha e agora o objectivo é consolidar esses mercados".
A HypeLabs, explica Carlos Lei, um dos fundadores, tem "um SDK, que é um software que permite que qualquer dispositivo se ligue mesmo quando não há internet". "O software identifica o dispositivo, identifica se existe uma antena Bluetooth ou wi-fi, e escolhe um destes canais ou vários, em tempo real, e liga a todos os dispositivos que estão na proximidade". Podendo ser usado em várias áreas, no caso da condução, Carlos Lei aponta que o objectivo é "tentar que haja uma maior interacção entre os veículos e o utilizador". A empresa está em processo de "fechar algumas patentes para entrar no mercado". Há pilotos que estão a ser usados em 400 empresas, "mas temos uma fila de espera de cerca de 1.500" para testarem o piloto.
Luís Schunk, "country manager" da Volkswagen Financial Services em Portugal, explicou que estas empresas foram as vencedoras porque, "em cada uma, vimos que estão a abordar um tema que, para os nossos clientes, é um problema". O primeiro classificado recebeu um prémio de 2.500 euros, três meses gratuitos de incubação no espaço da Volkswagen Financial Services na Second Home, em Lisboa, e um espaço no Web Summit. O segundo e o terceiro classificados vão também contar com um espaço no Web Summit e prémios monetários.