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Receitas da Altitude crescem 20% em 2001 (act.)

A Altitude Software registou um crescimento aquém do esperado de 20% na facturação em 2001 para os 34,9 milhões de euros, revelou ao Negocios.pt o administrador Brito de Barros, que acrescentou que a empresa atingiu o «break-even» no quarto trimestre.

04 de Abril de 2002 às 19:46
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A Altitude Software registou um crescimento de 20% no volume de negócios em 2001 para os 34,9 milhões de euros, um valor aquém do esperado pela empresa, que projectava um aumento 35% e 40% naquela rubrica, revelou ao Negocios.pt o administrador Brito de Barros, que acrescentou que a empresa atingiu o «break-even» no quarto trimestre.

Fernando Brito de Barros referiu que este resultado ficou a dever-se «à venda de software, porque a actividade de serviços é muito pequena, reduzindo-se basicamente à manutenção».

Em Portugal, «os resultados foram excepcionais», reforçou o responsável, tendo atingido um crescimento de cerca de 20% face à facturação do ano passado, para os 8,5 milhões de euros.

Os Estados Unidos (EUA) representaram cerca de 10% do volume de negócio da maior empresa de «costumer relationship management» (CRM) do mundo.

A Altitude conta com mais de 500 clientes a nível mundial, dos quais 70 estão sediados em Portugal. A empresa prevê crescer, nesta área, cerca de 30%.

Altitude atinge «praticamente» «break-even»; prevê manter tendência

Em termos de resultados líquidos, Fernando Brito Barros não adiantou valores, tendo referido, contudo, que no último trimestre de 2001, a empresa atingiu uma situação de «praticamente break-even», prevendo «manter essa» tendência em 2002.

No primeiro trimestre de 2002, o responsável referiu que a Altitude atingiu 8,3 milhões de euros em encomendas, o que «mostrou ser uma situação muito agradável para nós neste ano». Apesar da conjuntura actual, a empresa conseguiu ter «algumas encomendas no Canadá».

No Médio Oriente, neste período, a empresa encerrou alguns contratos, «o que nos permite continuar a situação de êxito», de acordo com a mesma fonte. Esta filial, em termos globais, ainda é «relativamente pequena, mas este ano já vão estar a cima dos 7% a 8% da facturação».

Este ano, Portugal deverá subir cerca de 20%, situando-se entre os 9,7 milhões e 10,2 milhões de euros.

Altitude estima consolidar presença em Espanha, Inglaterra e Alemanha

A empresa de «software» está em Espanha há dois anos e foi «uma das nossas unidades que gerou lucro», tendo conseguido atingir os objectivos. Em 2001, esta filial totalizou 3,9 milhões de euros em receitas, tendo quase triplicado estes resultados face ao período homólogo, altura em que registou vendas de cerca de 1,1 milhões de euros.

«Nós estamos claramente a passar do mercado português para o mercado Ibérico», reforçou.

A Altitude pretende reforçar a sua posição na Inglaterra, enquanto na Alemanha o mercado está um pouco mais atrasado, uma vez «que é mais complexo».

Nestes dois países, a empresa estima ter o mesmo crescimento do que o previsto para Espanha, ou seja, entre 3 e 4 milhões de euros.

Por Ana Pereira

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